Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Defesa do Consumidor amplia direito de devolução de produto

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 13 anos

    Ramalho: texto amplia direito para consumidor que comprou produto pessoalmente. A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou nesta quarta-feira (9) proposta que amplia as possibilidades de o consumidor desistir de uma compra e receber seu dinheiro de volta.

    O texto aprovado é um substitutivo do deputado Dimas Ramalho (PPS-SP), que acolheu sugestões do Projeto de Lei 5995/09 , do deputado Antônio Bulhões (PMDB-SP), e de três projetos apensados (PLs 7194/10, 230/11 e 1845/11).

    Os projetos de lei em questão possuem o mesmo objetivo, pois pretendem alterar o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o qual trata da possibilidade de o consumidor arrepender-se do produto ou serviço que consumiu ou contratou, disse o relator. Atualmente, o direito de desistência vale para o consumidor que compra ou contrata por telefone ou pela internet.

    Pelo substitutivo, quem comprar um produto ou contratar um serviço em uma loja também terá prazo de sete dias para desistir da compra. Para o consumidor ter esse direito, a condição será de que a embalagem do produto não tenha sido violada e o produto esteja nas mesmas condições em que foi adquirido; ou a prestação de serviço não tenha sido iniciada.

    Se o consumidor se arrepender da compra, de acordo com o substitutivo, os valores pagos deverão ser devolvidos atualizados monetariamente. A proposta também obriga a empresa a informar ao consumidor, por escrito, sobre o direito de desistência.

    Tramitação

    O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

    Íntegra da proposta: PL-5995/2009

    PL-7194/2010

    PL-230/2011 PL-1845/2011

    • Publicações97724
    • Seguidores268393
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações363
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/defesa-do-consumidor-amplia-direito-de-devolucao-de-produto/2919464

    Informações relacionadas

    Professor Rafael Siqueira, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    Modelo de ação indenizatória de produto não entregue

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    gostaria de saber se o direito de arrependimento do consumidor por compras a distancia foi estendido para compras em lojas físicas também?
    A PL 5995/2009 foi aprovada no parlamento? continuar lendo