Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
1 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Demora em conseguir sustar cobrança indevida gera danos morais

    há 12 anos

    A gravidade do dano gerado se evidencia porque a empresa é pessoa jurídica, de fomento comercial, e a mulher é humilde, com parcos recursos.

    Uma mulher ganhou R$ 5 mil, corrigidos, a título de indenização por danos morais, porque perfez um périplo árduo em período superior a 3 anos, na tentativa de livrar-se de um desconto que não autorizara em sua conta bancária. A votação, na 1ª Câmara de Direito Civil do TJSC, foi unânime.

    A empresa responsável pelo desconto mensal na fatura de energia elétrica admitiu a cobrança indevida, mas, acionada judicialmente, deixou o processo tramitar à sua revelia, o que inviabilizou a discussão dos fatos. Além de 1% de multa, a companhia foi condenada a pagar 20% sobre o valor da condenação, por litigância de má-fé, em favor da autora.

    A desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer, relatora do recurso, disse que a gravidade do dano gerado se evidencia porque a empresa é pessoa jurídica, de fomento comercial, e a mulher é humilde, com parcos recursos, "tanto que litiga sob os auspícios da assistência judiciária".

    Por fim, acerca da multa por litigância de má-fé, Cinthia explicou que a conduta da apelante é reprovável, "uma vez que trouxe aos autos razões infundadas, pelo que se deduz ser o recurso manifestamente protelatório, onerando, por consequência, a parte contrária. A lealdade processual há que ser preservada". A relatora, em resumo, declarou que os autos dão conta de que a apelada passou todo o tempo lutando com a empresa para ver o desconto interrompido.

    Apel. Cível nº:

    Fonte: TJSC

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações30
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/demora-em-conseguir-sustar-cobranca-indevida-gera-danos-morais/3180055

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública de Tocantins
    Notíciashá 7 anos

    Justiça manda concessionária religar energia elétrica após corte originado por cobrança indevida

    Concessionária de energia elétrica condenada por cobrança indevida

    Concessionária de energia condenada por cobrança indevida

    Correio Forense
    Notíciashá 8 anos

    Concessionária de energia condenada por cobrança indevida

    Mário Matsamura Ramos, Advogado
    Notíciashá 5 anos

    CEB é condenada a ressarcir e a indenizar usuário por cobrança indevida

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)