Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Demora justificada para realização de perícia enseja dilação de prazo

    Publicado por Direito Vivo
    há 14 anos

    Segregação não padece de vício de ilegalidade caso a reconstituição do crime seja necessária e de demorada realização, podendo justificar a dilação de 90 dias, prazo previsto pelo artigo 412 do Código de Processo Penal. O entendimento foi da Segunda Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que não acatou o Habeas Corpus nº 136106/2009, interposto por um policial militar acusado de matar com um tiro uma pessoa que o havia inquirido a sair da casa de sua namorada.

    Inicialmente a negativa do pedido de liberdade foi do Juízo da Primeira Vara Criminal da Comarca de Várzea Grande. A defesa asseverou que a manutenção da prisão estaria se arrastando por mais de 150 dias sem que fosse concedida a liberdade provisória, configurando excesso de prazo para o término da formação de culpa. Foi aduzido também que o paciente possuiria predicados favoráveis. Dos autos constam que o paciente foi denunciado em 10 de junho de 2009 por homicídio qualificado, por motivo fútil e utilização de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Colheu-se da peça acusatória que o paciente, após ser repreendido pela vítima para que saísse da residência de sua namorada, desferiu-lhe um tiro nas costas, sendo que o projétil, alojado no coração, foi a causa determinante da morte. Consta ainda que o acusado negou a autoria e a participação no crime, afirmando que havia perdido a arma no dia anterior ao crime, não tendo comunicado o fato ao seu oficial imediato.

    Segundo o relator, desembargador Alberto Ferreira de Souza, os autos informaram que testemunhas do crime e os co-denunciados estavam sendo vítimas de ameaças veladas atribuídas a policiais militares, colegas do paciente. Esse fato, salientou o magistrado, motivaria a continuidade da prisão provisória por conveniência da instrução criminal e para garantir a ordem pública. Afirmou também o magistrado que o trâmite processual estaria em consonância com o princípio da razoabilidade, visto que a morosidade combatida não se apresentaria de forma injustificada, já que houve pedido de máxima urgência para a realização da perícia, já agendada, por se tratar de réu preso.

    Frisou o magistrado que a diligência reclamada justificou a dilação do prazo previsto no artigo 412 do Código de Processo Penal (90 dias para conclusão da instrução criminal), em conformidade com a jurisprudência, que dispõe no sentido de que os prazos processuais não são absolutos, nem se submetem a regras puramente aritméticas, “devendo ser analisados conforme suas peculiaridades, valendo o princípio constitucional da razoabilidade como elemento norteador, descaracterizando o constrangimento ilegal ventilado”.

    • Publicações15334
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/demora-justificada-para-realizacao-de-pericia-enseja-dilacao-de-prazo/2126038

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)