Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Depressão e transtorno bipolar só justificam aposentadoria integral caso paciente não responda ao tratamento

    A depressão e o transtorno afetivo bipolar, apesar de serem consideradas doenças graves, não podem ser enquadradas como alienação mental. Baseada nesse entendimento, a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) reformou decisão de primeiro grau que havia concedido aposentadoria integral a uma professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).


    A servidora, que se aposentou proporcionalmente em 2009 por invalidez, ajuizou ação na Justiça Federal de Porto Alegre em 2013 buscando a integralidade dos proventos. Além de ser portadora de depressão e transtorno bipolar, ela sofria de fibromialgia.


    A ação foi julgada procedente pela 2ª Vara Federal e a UFRGS apelou ao tribunal. Conforme a instituição, as doenças da autora não constam na lista de enfermidades previstas na legislação para aposentadoria integral.


    Segundo o relator, desembargador federal Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, embora as doenças da aposentada possam ser consideradas graves, crônicas e incapacitantes, o laudo pericial apontou que elas não geram surtos psicóticos e são tratáveis.


    Para aposentadoria integral, conforme o desembargador, a patologia deveria enquadrar-se como alienação mental, podendo ser consideradas desta forma as psicoses afetivas, mono ou bipolares, quando comprovadamente cronificadas e refratarias ao tratamento, ou quando exibirem elevada frequência de repetição física ou, ainda, quando configurarem comprometimento grave e irreversível da personalidade.

    • Publicações2833
    • Seguidores433749
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações732
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/depressao-e-transtorno-bipolar-so-justificam-aposentadoria-integral-caso-paciente-nao-responda-ao-tratamento/372609294

    Informações relacionadas

    Transtorno bipolar pode ser considerado doença grave com direito a aposentadoria integral

    Luciano Henrique Caixeta Viana, Advogado
    Artigoshá 10 meses

    Transtorno Bipolar: quais os benefícios do INSS?

    Luciana Fernandes, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Entendendo um pouco mais o que é Alienação Mental

    Tribunal de Justiça de Goiás
    Notíciashá 8 anos

    Mulher com transtorno bipolar tem direito a benefício assistencial

    Romeu Felix, Estudante de Direito
    Modeloshá 6 anos

    Quesitos à Perícia Médica Trabalhista

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)