Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Desapropriação e regime de precatórios

    Publicado por Zulene Gomes
    há 5 meses

    A submissão da desapropriação ao regime de precatórios não viola o comando constitucional de indenização prévia e justa, pois se revela medida razoável para organizar as finanças públicas do ente público [1].

    Contudo, se o ente federativo expropriante estiver em mora com a quitação de seus precatórios ( CF/1988, art. 100), o pagamento da diferença entre o valor das avaliações final e inicial do imóvel desapropriado pelo Poder Público deve ser feito por meio de depósito judicial direto ao então proprietário, em respeito à natureza prévia da indenização ( CF/1988, art. 5º, XXIV).

    De acordo com o STF, a realidade da maioria dos entes expropriantes é caracterizada pelo constante atraso no pagamento das referidas dívidas, circunstância que deslegitima o Poder Público, desnatura a natureza prévia da indenização e esvazia o conteúdo do direito de propriedade.

    A medida excepcional, de complementação mediante depósito judicial, objetiva não prejudicar injustamente o antigo proprietário do imóvel pela demora exagerada no recebimento do montante que lhe é devido, em especial porque, além da longa tramitação usual das ações de desapropriação, ele perdeu a posse do bem ainda no início do processo, mediante depósito dissociado do correto valor de mercado.

    O Plenário, por maioria, ao apreciar o Tema 865 da repercussão geral, deu provimento ao recurso extraordinário e limitou a eficácia temporal da decisão para que as teses ora fixadas sejam aplicadas somente às desapropriações propostas a partir da publicação da ata deste julgamento, ressalvadas as ações judiciais em curso em que se discuta expressamente a constitucionalidade do pagamento da complementação da indenização por meio de precatório judicial.

    Fonte: STF. Resumo de Informativos. RE 922.144/MG, relator Ministro Luís Roberto Barroso, julgamento finalizado em 19.10.2023


    [1] Precedente citado: RE 176.108.

    • Publicações33
    • Seguidores11
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações16
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desapropriacao-e-regime-de-precatorios/2109077991

    Informações relacionadas

    Zulene Gomes, Advogado
    Notíciashá 5 meses

    Regime de precatórios x Sociedade de economia mista

    Grupo Bettencourt, Contador
    Notíciashá 5 meses

    Emenda Constitucional nº 132 de 20 de dezembro de 2023

    Grupo Bettencourt, Contador
    Notíciashá 5 meses

    TJSP mantém nulidade de venda de imóvel para prejudicar direitos sucessórios

    Wander Fernandes, Advogado
    Notíciashá 5 meses

    STJ: Relator vota para afastar critérios objetivos na análise de justiça gratuita; vista suspende julgamento

    Cássio Duarte, Advogado
    Notíciashá 5 meses

    O fato de o minério estar localizado em propriedade particular ou municipal não afasta a dominialidade federal do bem e o crime previsto em lei

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)