Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    DESEMBARGADORA DO TRT11 FALA À RÁDIO JUSTIÇA SOBRE A DECISÃO DE CONCEDER ADICIONAL DE INSALUBRIDADE A MOTORISTAS DE MANAUS

    A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (Amazonas e Roraima), Ruth Barbosa Sampaio, foi uma das entrevistadas do programa "Justiça na Manhã - Entrevista", na Rádio Justiça, que foi ao ar nesta sexta-feira (18/07). Durante o programa, a magistrada falou sobre a decisão do TRT11 que deferiu o pedido de insalubridade de 20% a motorista de ônibus de Manaus devido ao calor em que estava exposto no desempenho de suas atividades.

    A desembargadora Ruth Barbosa foi relatora do processo e destacou, durante a entrevista, as razões que levaram à decisao. "No Amazonas, o calor é realmente muito intenso o ano todo e a nosso decisão se baseou que nessa temperatura média de 32 a 33 graus o motorista realmente trabalha em condições quase inoperáveis. Não tínhamos uma convenção coletiva que previsse isso, então nos baseamos na NR15 que prevê o adicional de insalubridade para temperaturas excessivas, caso que se aplica perfeitamente ao motorista e ao cobrador que trabalham longas jornadas direto sem pausa praticamente".

    A magistrada destacou ainda que esta não foi a primeira decisão do TRT11 concedendo o adicional. Mas, foi a primeira vez que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) mantém a decisão do Regional. "Essa nossa decisão inicial era modificada pelo TST, mas, atualmente, com o voto do ministro José Roberto Freire Pimenta, esse entendimento foi modificado até para atender a essas condições peculiares da nossa região. Porque não é simplesmente uma incidência fortuita de calor, é calor o ano todo e é calor constante, sobretudo nessas atividades", ressaltou.

    Durante o programa também foram entrevistados os especialistas em Direito do Trabalho Luciano Viveires e Gilberto Carlos Junior, que explicaram sobre o adicional de insalubridade e comentaram a repercussão que a decisão deve ter em outros processos semelhantes.

    A programa completo está disponível no site da Rádio Justiça.

    • Publicações2682
    • Seguidores630371
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/desembargadora-do-trt11-fala-a-radio-justica-sobre-a-decisao-de-conceder-adicional-de-insalubridade-a-motoristas-de-manaus/128662726

    Informações relacionadas

    Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região
    Jurisprudênciaano passado

    Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região TRT-11: XXXXX-42.2022.5.11.0018

    Espaço Vital
    Notíciashá 6 anos

    Insalubridade para cobrador de ônibus exposto a vibração excessiva

    Jadson Jesus, Técnico em Segurança no Trabalho
    Notíciashá 10 anos

    Calor faz motorista de ônibus de Manaus pedir adicional de insalubridade

    COAD
    Notíciashá 10 anos

    Calor garante adicional de insalubridade a motorista de ônibus

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)