Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DEVEDORES DA TAXA DE INCÊNDIO SERÃO INSCRITOS NA DÍVIDA ATIVA

    Os contribuintes que têm débitos de taxa de incêndio poderão ser incluídos na dívida ativa do Estado. A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou nesta terça-feira (25/11), em discussão única, o projeto de lei 3.011/14, do Poder Executivo, que trata do tema. Ele altera o artigo 20, inciso I, da Lei 6.357/12. Esta mesma norma já havia modificado a Lei 2.657/96, que dispõe sobre o ICMS. A inclusão diz respeito a créditos de qualquer valor referente à taxa de incêndio. Hoje, o limite mínimo para a inscrição na dívida ativa é de R$ 1.146,28 (450 Ufir-RJ).

    O projeto voltou à pauta por conta de dois destaques, sendo que um foi aprovado. Ele suprimiu o 2º artigo do texto original, que previa a cobrança das taxas vencidas mesmo antes da publicação da lei, o que foi considera inconstitucional, uma vez que a legislação não pode retroagir para prejudicar. Ele só terá efeito após a publicação da mesma. Na semana passada, duas emendas já haviam sido incorporadas ao projeto: uma que diz que o Poder Executivo deverá enviar carta informando ao contribuinte sobre a existência do débito, dando prazo de 90 dias para quitação, e a que diz que a lei entrará em vigor 30 dias após sua publicação.

    A proposta se baseou num levantamento feito pela Secretaria de Estado de Defesa Civil que, levando em consideração o baixo valor individual da taxa, percebeu que mais de 90% dos devedores do tributo não atingem o montante mínimo de débito para ser inscrito na dívida ativa, mesmo somando as inadimplências individuais durante os cinco anos antes da prescrição.

    No ano passado, o débito em todo estado, em relação à taxa, chegou a 58%, estimando-se o total da dívida em mais de R$ 1 bilhão. Na justificativa do projeto, o governador Luiz Fernando Pezão diz que a drástica redução dos pagamentos da taxa de incêndio já começa a comprometer o desempenho do estado na atribuição da prevenção e no combate a incêndios. O projeto segue para análise do governador Luiz Fernando Pezão, que terá 15 dias úteis para vetar ou sancionar o texto.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações239
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/devedores-da-taxa-de-incendio-serao-inscritos-na-divida-ativa/153318070

    Informações relacionadas

    Taxa De Incêndio Cobrada No Estado Do Rio De Janeiro É Inconstitucional?

    Alceu Henke, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Reclamatória Trabalhista, com Reconhecimento do Vínculo Empregatício

    Posocco Advogados Associados, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    STF determina que prefeituras são obrigadas a devolver “taxa de incêndio”

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro
    Jurisprudênciahá 6 meses

    Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro TJ-RJ - APELAÇÃO: XXXXX-27.2015.8.19.0014 202300149424

    Adriana Moreira Lustosa, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Vendi um imóvel, mas o novo proprietário não transferiu para o nome dele, por isso estão chegando dívidas em meu nome.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)