Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Dilma sanciona lei que amplia de 5 para 20 dias licença-paternidade

Publicado por Farias Advocacia
há 8 anos

Dilma sanciona lei que amplia de 5 para 20 licena-paternidade

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência informou que a presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (8), sem vetos, a lei que cria a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e que permite, entre outros pontos, que as empresas possam ampliar de 5 para 20 dias a duração da licença-paternidade.

O texto foi aprovado pelo Senado no início do mês passado e já havia tramitado na Câmara dos Deputados. Com a sanção, a lei entra em vigor.

Conforme o texto, a licença paternidade poderá ter mais 15 dias, além dos cinco já estabelecidos por lei, para os funcionários das empresas que fazem parte do Programa Empresa Cidadã. A prorrogação da licença também valerá para os empregados que adotarem crianças.

O Programa Empresa Cidadã, regulamentado pelo governo em 2010, possibilita a ampliação do prazo da licença-maternidade das trabalhadoras do setor privado de quatro meses para até seis meses.

Até aquele momento, a extensão do benefício só existia para funcionárias públicas.

Esse programa permite que a empresa deduza de impostos federais o total da remuneração integral da funcionária. A empresa que adere ao programa pode abater do Imposto de Renda devido valores dos dois salários extras. A regra só vale para as empresas que têm tributação sobre lucro real.

Segundo o texto sancionado por Dilma nesta terça, no período da licença, os pais e as mães não podem exercer qualquer atividade remunerada e a criança tem de ser mantida sob os cuidados deles. Se essa regra for descumprida, os funcionários perdem o direito à prorrogação.


Lei 13257/16 | Lei nº 13.257, de 8 de Março de 2016.

Dilma sanciona lei que amplia de 5 para 20 dias licena-paternidade

Fonte: G1

  • Sobre o autorAdvocacia e Assessoria Jurídica
  • Publicações6
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3534
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dilma-sanciona-lei-que-amplia-de-5-para-20-dias-licenca-paternidade/312557267

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Muito bom, para países que possuem governos ativos, inteligentes e progressistas, que fazem seu país evoluir e assim adquirir condições de oferecer mais conforto a seu povo.
Agora, fazer isso em cima de empresas que já estão vendendo a alma para subsistir é puro populismo barato. continuar lendo

É importante ressaltar que a licença de 20 dias se aplica apenas as empresas que aderiram ou aderirem ao Programa Empresa Cidadã, e que por estarem a ele integradas terão benefício fiscal.
Os empresários não estão obrigados a conceder a licença de 20 dias, mas sim apenas aqueles que tiverem interesse em participar do programa. continuar lendo

Além disso, essa é uma vitória não para os homens, e sim, para as mulheres, uma vez que nesses primeiros 20 dias se constituem um dos períodos mais importantes da vida de uma criança, e sozinha, se torna muito difícil, com o apoio do pai será muito melhor. continuar lendo

Fiquei com uma dúvida?
As empresas que fazem parte do programa são obrigadas a conceder a licença de 20 dias? continuar lendo

E os funcionários públicos, como ficam nessa? Pelo que percebi, a lei contempla apenas os funcionários de empresas que aderiram ao programa "Empresa Cidadã". Então o governo incentiva a iniciativa privada a cuidar do bem estar de seu funcionário, mas o próprio governo não faz isso para os seus funcionário!!! continuar lendo

Santo Deus... Ao invés de facilitar a criação de empregos o governo opta por criar mais dificuldades ao empresário.

O governo precisa entender que o Estado (em todas as esferas), não precisa se preocupar com qualidade ou retorno. Bom ou ruim o dinheiro do imposto é certo, mas os empresários precisam batalhar muito para conseguir clientes e ainda atender ao Governo que sempre cria dificuldades.

Vai acontecer o óbvio, pessoas mais novas terão dificuldade em conseguir emprego. Afinal, há mais chances de ser pai do que uma pessoa mais velha. continuar lendo