Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Direito adquirido de médica é mantido no Pleno do TJ

    A Secretaria de Saúde do Estado terá que realizar a averbação do tempo de serviço prestado por uma servidora, que atuou como médica, sob condições insalubres, no período de 1º de agosto de 1987 a 30 de junho de 1994, convertendo-o para tempo de serviço comum, o que reflete no prazo de aposentadoria.

    A autora da ação relatou que trabalhou sob o regime celetista, no período considerado, quando passou ao Regime Jurídico Único dos Servidores do Estado, instituído pela Lei Complementar Estadual nº 122, de 30/06/1994. A decisão foi mantida no Pleno do TJRN.

    Informou ter requerido administrativamente o reconhecimento do seu direito, para fins de aposentadoria especial (Proc. nº 465123/2012-6), o que foi negado pelo Secretário de Estado da Saúde Pública.

    Ao julgarem o Mandado de Segurança nº , os desembargadores ressaltaram que o direito de contar o tempo de serviço de forma diferenciada já havia sido incorporado ao seu patrimônio jurídico-funcional quando da modificação do regime jurídico de celetista para estatutário, ocorrido em junho de 1994.

    Tal direito encontra-se consagrado na Constituição Federal, no artigo , ao definir que "a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada".

    Convém ressaltar que a alteração introduzida pela Emenda Constitucional nº 20/98, no artigo 40, ao fixar que "A lei não poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício", não atinge o direito da servidora, tendo em vista que ela já possuía direito adquirido à referida contagem diferenciada de tempo de serviço, quando da edição da EC nº 20/98.

    • Publicações8049
    • Seguidores263
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-adquirido-de-medica-e-mantido-no-pleno-do-tj/100164183

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)