Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Direitos autorais sobre imagens

Existem sites que disponibilizam fotos/ilustrações para uso livre

há 2 anos

Crédito | Imagem: GR3 WEB

*Por: Ana Clara Ribeiro

Você já teve problemas de direitos autorais por causa de uma imagem que postou na Internet? Já recebeu uma mensagem do titular, já teve um conteúdo removido — ou, ainda: já foi processado?

O que pode acontecer com quem viola direitos autorais ao postar imagens

Frequentemente, eu atendo clientes que têm problemas com direitos autorais por causa de coisas aparentemente simples, como um repost no Instagram, ou uso de uma foto que eles pensavam ser permitida.

Nos últimos anos, sites e redes sociais como o Instagram enrigeceram ainda mais as suas políticas de direitos autorais, suspendendo contas com base em denúncias feitas pelas empresas que têm os direitos sobre as imagens.

Mas às vezes as consequências podem ser mais graves que a remoção de um conteúdo.

Por exemplo: certa vez, a equipe de uma empresa repostou uma foto em seu perfil no Instagram, dando os devidos créditos ao fotógrafo e marcando a @ dele. Mas, em pouquíssimos minutos, a equipe desse fotógrafo enviou uma DM (recurso de mensagem privada do Instagram) afirmando que o uso das imagens dele para fins comerciais não era autorizado, e que se a empresa quisesse usá-las, deveria entrar em contato e fazer o pagamento.

Esse cliente me procurou e nós conseguimos fazer um acordo com o fotógrafo. Não saiu tão caro para a empresa, mas esse episódio serviu para deixá-los cientes do que pode acontecer com quem viola direitos autorais ao postar imagens.

Como você pode ver, direitos autorais sobre imagens são uma questão séria!

Se o seu trabalho requer o uso de imagens, ou se você gosta de repostá-las nas suas redes sociais pessoais, recomendo que você continue lendo esse artigo para saber como usar fotos e vídeos de terceiros sem ter problemas!

De quem são os direitos autorais sobre as imagens?

Em primeiro lugar, vamos deixar uma coisa clara: quando falamos em direitos autorais sobre imagens, estamos falando de quem tem o direito de usar as imagens (com fins comerciais ou não). Não estamos falando de autorização para ser fotografado ou filmado, nem do direito de ter a sua imagem usada por alguém!

Direitos autorais não são a mesma coisa que o direito de imagem!

Direito autoral = é de que quem faz a foto;

Direito de imagem = é de quem aparece na foto.

Quando um fotógrafo capta a imagem de uma pessoa (com a autorização dela, é claro), quem tem os direitos autorais sobre a imagem é ele, não é a pessoa fotografada.

A pessoa fotografada tem o direito sobre a sua imagem (a visualização do seu corpo, seu rosto), mas a partir do momento em que ela concede autorização para a sua imagem ser usada pelo fotógrafo, o fotógrafo detém os direitos autorais sobre a representação fotográfica ou audiovisual daquela pessoa.

É claro que, em se tratando de fotógrafos que trabalham para empresas, a frase acima não é tomada de forma tão literal assim.

A natureza do trabalho do fotógrafo ou videógrafo contratado, nessas situações, é de uma prestação de serviços — a menos que seja combinado o contrário! Se ambos, a empresa e o profissional, concordarem que o profissional levará o crédito pelas imagens que fizer, isso deve constar em um contrato, de forma explícita e bem clara.

Por isso é tão importante verificar quem é o detentor dos direitos autorais de uma imagem. Dessa forma, você pode saber a quem pedir autorização, se quiser usar a imagem.

Uso de imagens para fins comerciais

É tão fácil conseguir alguma foto ou vídeo na Internet, não é mesmo? O Google Imagens e redes sociais como Instagram e Pinterest nos dão a impressão de serem enormes bancos de imagens que podemos usar do jeito que quisermos... Cuidado! Embora essa seja uma prática comum, não significa que seja autorizada.

As obras audiovisuais e as obras fotográficas são protegidas segundo a Lei Federal n.º 9.610/98 ( Lei de Direitos Autorais). Isso significa que os autores dessas obras têm direitos morais e direitos patrimoniais sobre elas (nesse texto aqui eu expliquei um pouquinho sobre o que são esses direitos).

Então, o direito de usar as imagens ou vídeos é só dos autores! Caso outra pessoa queira usá-las, precisa da autorização deles!

E se eu postar a imagem sem fins comerciais?

Mesmo assim, você precisa do consentimento do autor das imagens.

Só não precisa de autorização se o próprio autor deixar claro que não precisa, ou se você se enquadra em alguma das exceções legais, como:

uso de obra autoral para fins de estudo ou crítica;

uso de obra autoral para exposição de um produto (por exemplo: uma loja de porta-retratos que expõe um porta-retrato contendo uma foto);

uso de obra autoral para fim privado (se você compartihar com alguém, já não é mais uso privado!);

e outras previstas na Lei n.º 9.610/98.

Como evitar problemas com direitos autorais ao usar imagens de terceiros

Veja algumas coisas que você pode fazer para usar imagens sem violar os direitos dos seus autores:

1) Peça autorização

Gostou de uma foto? Quer repostá-la? Fale com o detentor dos direitos autorais sobre a imagem.

Em alguns casos, essa pessoa pode liberar o uso da imagem mediante pagamento. Isso é totalmente normal e legalmente permitido. Nada de sair acusando os profissionais de serem mercenários, okay? Essa é a profissão deles e não tem nada de errado em ganhar dinheiro com isso.

Se você contratou um fotógrafo para tirar as fotos de um evento ou de pessoas, é recomendável fazer um contrato. Procure um (a) advogado (a).

2) Dê os créditos

Ao usar uma imagem dentro das finalidades permitidas por lei, não deixe de mencionar quem é o autor! Caso contrário, pode ficar implícito que você está assumindo a autoria dessa imagem.

Em posts no Instagram, você pode simplesmente colocar na legenda: "Foto por: Fulano" , ou "Crédito da foto: Fulana". Se o autor da foto já tiver postado essa foto, de preferência use também a hashtag #repost e marque a @ dele.

Com certeza você também já assistiu a algum vídeo não oficial no Youtube com uma música de um artista, no qual o dono do canal escreve:

"Eu não detenho os direitos sobre essa música";

"Os direitos autorais sobre essa obra pertencem aos seus respectivos donos";

ou qualquer outra frase do tipo.

Ao usar imagens feitas por outras pessoas, você também pode fazer constar alguma frase assim.

Lembre-se que, mesmo assim, dar o crédito não te isenta da obrigação de pedir autorização, exceto se você se encaixa nas exceções legais que eu falei lá em cima.

Mas dar o crédito evita que você se passe pelo autor da foto. Assumir a autoria de algo que você não fez também é uma violação de direitos autorais.

3) Use imagens de bancos de imagens de direitos autorais livres

Você sabia que existem sites que disponibilizam imagens para uso livre? Sim, são imagens que qualquer um pode usar sem precisar pagar ou pedir autorização. Alguns desses sites são:

Unsplash;

Nappy;

PikWizard;

Pexels;

Agência EBC (o crédito é obrigatório);

Canva;

entre outros.

Você pode achar que, por serem imagens disponibilizadas de graça, elas sejam sem graça, sem personalidade, feias... Mas, na verdade, também é possível encontrar várias imagens maravilhosas e muito estilosas nesses bancos de imagens! Veja que lindas as imagens abaixo:

red and brown leaves tree

red double decker bus on road during daytime

Fotos por: 3Três Consultoria e Criação, no Unsplash

No caso e do Unsplash, Nappy e Pexels, são iniciativas que têm o propósito de divulgar o trabalho de alguns fotógrafos independentes. Em cada foto, é citado o nome do artista e o link para seu portfólio. O uso das imagens é livre, mas é sugerido que você dê os créditos ao artista. Não custa nada, né? Você usa a foto tranquilamente e em troca dá uma força para quem a tirou e editou.

4) Faça as suas próprias imagens

Por que não?

É claro que, dependendo de qual é o seu projeto, uma foto feita por um profissional surtirá melhores efeitos.

Mas há situações em que uma foto feita por você mesmo pode atender muito melhor aos propósitos do seu trabalho. Ficam mais personalizadas, mais conectadas com o que você está falando, e ainda por cima, os direitos autorais são seus, então você pode usá-las como quiser!

Que tal colocar uma marca d'água? Ou, se for uma foto usada em um perfil da sua empresa, você pode colocar a logo da empresa em um cantinho da foto. Dessa forma, se alguém gostar da sua foto e quiser repostar no Facebook ou Instagram, a marca da sua empresa estará sendo divulgada também.

Converse com uma agência ou um profissional especializado de marketing para te ajudar melhor com estratégias de conteúdo para a Internet e redes sociais.

E se tiver qualquer outra dúvida sobre direitos autorais sobre imagens, procure um (a) advogado (a) para conversar diretamente. Artigos como esse que você está têm natureza informativa, não constituem consulta jurídica. Inclusive, a consulta jurídica realizada de forma habitual em redes sociais não é permitida pela OAB.

Busque orientação direta e personalizada. Assim, você evita problemas e evita também o desrespeito ao trabalho dos fotógrafos, videógrafos, editores e demais profissionais.

Fotografia e vídeo são trabalhos, são uma fonte de renda digna como qualquer outra!

  • Sobre o autorAdvocacia & Perícia Judicial
  • Publicações57
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações105
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direitos-autorais-sobre-imagens/1640917998

Informações relacionadas

Fulgencio Ribeiro, Advogado
Artigoshá 10 anos

Aval: efeitos e diferenças da fiança

Luciana Van Hofwegen, Advogado
Modeloshá 4 anos

Modelo de Contra-notificação Extrajudicial de uso de imagem ou difamação/Crime virtual

Rúbia Strapazzon, Advogado
Artigoshá 10 anos

Uso de imagem para fins comerciais sem autorização – dever de indenizar

Supremo Tribunal Federal
Notíciashá 14 anos

Advogado autoral é o destaque do Carreiras desta semana

Ana Clara  Ribeiro, Advogado
Artigoshá 6 anos

Direitos autorais sobre imagens: aprenda a evitar problemas! (Atualizado 2023)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)