Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Diretoria Colegiada da Anvisa aprova seis normas na última sexta

As matérias vão desde alterar a relação de ingredientes ativos até tratar a regulação de dispositivos médicos

há 3 meses

Sexta-feira (8 mar. 24) foi um dia cheio para quem trabalha com a Anvisa, pois foram publicadas três instruções normativas e três resoluções. Vamos ver o que cada uma delas trata.

Agrotóxicos, saneantes e preservativos de madeira

Primeiramente, a Diretoria Colegiada aprovou Instrução Normativa alterando a relação de ingredientes ativos de agrotóxicos, saneantes desinfetantes e preservativos de madeira (IN DC ANVISA 282/24). Já está em vigor.

Certificação de conformidade

Aprovou, ainda, a lista de Normas Técnicas para a certificação de conformidade dos equipamentos sob regime de vigilância sanitária (IN DC ANVISA 283/24). Essa daqui entrará em vigor apenas no dia 1º de abril.

Suplementos alimentares

Também alterou as listas de constituintes, de limites de uso, de alegações e de rotulagem complementar dos suplementos alimentares (IN DC ANVISA 284/24). Também entrará em vigor no dia 1º de abril.

Vamos falar das Resoluções agora.

Vacinas influenza

A Diretoria Colegiada também aprovou resolução sobre condições e procedimentos para registro de vacinas influenza pré-pandêmicas, atualização para uma cepa pandêmica e autorização de uso, comercialização e monitoramento das vacinas pandêmicas contra influenza (RDC 846/24). Entrará em vigor no dia 15 mar. 24, próxima segunda-feira.

Tintas e vernizes

Agora temos também uma Resolução específica para os requisitos técnicos de regularização de tintas e vernizes de uso imobiliário com ação saneante (RDC 847/24). Essa Resolução entrará em vigor no dia 1º de abril.

Dispositivos médicos

Enfim, temos uma Resolução sobre os requisitos essenciais de segurança e desempenho aplicáveis aos dispositivos médicos e médicos para diagnóstico in vitro (IVD) (RDC 848/24). Essa daqui tem uma vigência pegadinha, trata-se da contagem de 180 dias da sua publicação, que ocorreu, como vimos, na última sexta (8 mar. 24). Por conseguinte, entrará em vigor no dia 4 de setembro de 2024.

Caso precise de assistência jurídica sobre qualquer uma dessas matérias, fale comigo.

  • Sobre o autorOrientação jurídica para importação e exportação
  • Publicações81
  • Seguidores26
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações114
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/diretoria-colegiada-da-anvisa-aprova-seis-normas-na-ultima-sexta/2218259684

Informações relacionadas

BLOG Anna Cavalcante, Advogado
Notíciashá 3 meses

[Resumo] Informativo STJ 802

Douglas Gabriel Domingues Neto, Advogado
Notíciashá 3 meses

Declaração de Imposto de Renda em 2024

Douglas Gabriel Domingues Neto, Advogado
Artigoshá 3 meses

Como obter a licença complementar da ANTT?

Karoline Cavalcanti de Paula, Advogado
Notíciashá 3 meses

Construtora que não concedeu Licença Maternidade deve indenizar trabalhadora em mais de R$ 150 MIL

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 3 meses

Projeto autoriza dedução no IR de doações para a proteção de animais

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)