Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Dívida não pode ser motivo para desclassificar candidato em investigação social

    Publicado por Carta Forense
    há 16 anos

    A 5ª Turma do TRF da 1ª Região negou provimento à apelação da União em mandado de segurança ao decidir que candidato a agente de polícia federal com dívidas não pode ser excluído do curso de formação em razão de não ter preenchido as exigências da investigação social.

    O edital do concurso previa a realização da investigação social, estabelecendo, ainda, que a ocorrência de qualquer situação desabonadora seria submetida ao Conselho de Ensino da Academia Nacional de Polícia, o qual poderia deliberar pelo desligamento de candidatos contra-indicados.

    A exclusão do candidato não se configura ilegal em relação ao seu fundamento de validade, já que o Decreto-Lei 2.320 /87 atribuiu ao diretor-geral do Departamento de Polícia Federal a edição de normas que possibilitem a avaliação do procedimento e idoneidade moral, exigível dos candidatos aos cargos de policial federal.

    Conforme o acórdão da Turma, não existe dispositivo no edital do concurso ou na legislação que impeça o exercício do cargo por quem tenha contraído dívidas. Também há provas nos autos do esforço do demandante para quitar suas dívidas, o que revela tratar-se de pessoa que cumpre com suas obrigações, o que, por conseqüência, não o submete à conduta descrita no art. 8º , alínea a, da Instrução Normativa 001 /2004-DGP/DPF.

    Conclui o acórdão dizendo que "cumpre, por certo, aos candidatos observar os critérios e as instruções estabelecidas pela Administração para aquele certame, o que não quer dizer que estes critérios não devam ser interpretados com um mínimo de razoabilidade, evitando, assim, possíveis injustiças. A liberdade de a Administração estabelecer as bases do concurso público não afasta o controle judicial sobre a razoabilidade de sua atuação (Carta Magna , art. , XXXV).".

    Apelação em mandado de segurança Nº 2006.34.00.034837-9/DF

    Chico Camargo-TRF1

    • Sobre o autorConteúdo editorial completamente apartidário e independente
    • Publicações11284
    • Seguidores2572
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações867
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divida-nao-pode-ser-motivo-para-desclassificar-candidato-em-investigacao-social/76296

    Informações relacionadas

    Renan Freitas, Estudante de Direito
    Notíciashá 4 anos

    Inscrição no SPC pode reprovar em Concurso Público?

    Marcus Wagner, Jornalista
    Artigoshá 9 anos

    'Nome sujo' pode impedir aprovado em concurso público de assumir cargo? Saiba mais

    Vitor Guglinski, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Concurso não pode questionar vida financeira de candidato

    Advocacia Portugal e Brasil, Advogado
    Notíciashá 9 anos

    Candidato eliminado em concurso por ter 'nome sujo' consegue liminar (PM/SP)

    Maxi Educa Concursos
    Artigoshá 8 anos

    Meu nome está "sujo"... posso prestar concurso?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)