Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Maio de 2024

Divórcio é decretado em decisão liminar com manifestação unilateral

Publicado por Daniela Cabral Coelho
há 9 meses

Resumo da notícia

A 2ª Vara da Família e Sucessões de Cascavel, Paraná, concedeu uma tutela de prova para decretar liminarmente o subsídio de um casal, com base no artigo 311 do CPC, que permite a concessão da tutela quando há prova documental suficiente dos fatos constitutivos do direito do autor e ausência de prova do réu que gere dúvida razoável. A juíza destacou que, após a Emenda Constitucional 66/2010, o subsídio é um direito potestativo das contribuições, não exigindo contraditório ou consentimento mútuo.

Em decisão recente, a 2ª Vara da Família e Sucessões de Cascavel, no Paraná, concedeu tutela de evidência para decretar liminarmente o divórcio de um casal da região.

O entendimento é de que a concessão é possível apenas com base na comprovação do vínculo matrimonial, com apresentação da certidão de casamento, e a manifestação da intenção de um dos cônjuges de se divorciar.

Na ação, o marido também pretendia voltar a utilizar o sobrenome de solteiro. O pedido foi aceito.

A decisão considerou o artigo 311 do Código de Processo Civil CPC, segundo o qual a tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo.

Quando a petição inicial for instruída com prova documental suficiente dos fatos constitutivos do direito do autor, a que o réu não oponha prova capaz de gerar dúvida razoável.

No entendimento da juíza responsável pelo caso, foram apresentados elementos suficientes para a demonstração do fato constitutivo do seu direito.

Segundo a magistrada, com a edição da Emenda Constitucional 66/2010, não restam requisitos, prazos ou outras restrições a serem observadas no âmbito do direito material para a concessão do divórcio, o qual passou a ser direito potestativo dos cônjuges, sendo suficiente para sua decretação a manifestação de vontade de qualquer deles.

"Por se estar diante de divórcio, não há necessidade de observância ao contraditório, na medida em que nenhum elemento de prova oposto pela requerida seria capaz de gerar dúvida razoável, pois como dito a pretensão de divórcio é direito potestativo incondicional, depende apenas da manifestação de vontade inequívoca de se divorciar, não podendo ser obstada por nenhuma insurgência da parte contrária.

Vale dizer, ainda que o requerido eventualmente não concordasse com a decretação do divórcio, isso não teria o condão de impedi-lo", registrou a decisão.

Fonte: IBDFAM

🔎 Consulta Jurídica: Lembrando que esta publicação é apenas informativa e não substitui a consulta a um profissional jurídico.

📩 Entre em Contato: Se seu caso é similar a essa notícia, ou caso tenha alguma dúvida, ou necessite de uma orientação, nosso escritório está aqui para apoiá-lo (a): https://danielacoelhoadv.com.br/

Siga também nosso perfil no instagram para acompanhar as novidades: @advdanielacoelho 😊

  • Sobre o autorAdvocacia com perspectiva de gênero na defesa do direito das mulheres
  • Publicações362
  • Seguidores400
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações66
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/divorcio-e-decretado-em-decisao-liminar-com-manifestacao-unilateral/1949698294

Informações relacionadas

Rafael Lemos, Advogado
Notíciashá 9 meses

Justiça Gaúcha reconhece união poliamorosa

Elementos de Prova - TJSP - Ação Perdas e Danos - Procedimento Comum Cível - de RC Brasil

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)