Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Dolo ou culpa são necessários para configuração de improbidade administrativa

    há 14 anos

    O Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que é indispensável a demonstração de má-intenção para que o ato ilegal e ímprobo adquira status de improbidade. O entendimento é da Primeira Seção e foi firmado em julgamento que reviu posição anteriormente tomada pela Segunda Turma, no sentido da desnecessidade da má-fé.

    O relator do recurso (chamado embargos de divergência) foi o ministro Teori Albino Zavascki. O caso diz respeito a uma empresa de São Paulo condenada pela Segunda Turma em ação de improbidade administrativa, por ter firmado com a administração pública contrato para fornecimento de medicamento sem licitação, sob a justificativa de emergência.

    O ministro Teori afirmou que o elemento subjetivo é essencial à configuração da improbidade. Ele explicou que exige-se dolo para que se configurem as hipóteses típicas do artigo 9º (ato que resulta em enriquecimento ilícito) e artigo 11 (ato que atenta contra os princípios da Administração) da Lei n. 8.429/92; e exige-se pelo menos culpa, nas hipóteses do artigo 10 da mesma lei (ato que cause prejuízo ao erário).

    No caso analisado, o tribunal estadual entendeu que não havia comprovação de que a empresa contratada agiu em conluio com o representante da administração, com dolo ou culpa, que houve superfaturamento e que a contratada teria sido tratada com protecionismo. Por isso, a decisao do Tribunal de Justiça de São Paulo foi restabelecida.

    • Publicações19150
    • Seguidores13363
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7660
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dolo-ou-culpa-sao-necessarios-para-configuracao-de-improbidade-administrativa/2363835

    Informações relacionadas

    Danielle Feitosa, Juiz de Direito
    Modeloshá 2 anos

    Defesa Prévia

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 13 anos

    É admissível punição administrativa de servidor pela falta residual, não compreendida na absolvição pelo juízo criminal

    Caroline dos Anjos Marins, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de pedido de baixa de Hipoteca.

    TRF3 MANTÉM SUSPENSÃO DE NOMEAÇÃO DE EX-DEPUTADA ESTADUAL À SUPERINTENDÊNCIA DO IBAMA

    Novo CPC: prerrogativas da Fazenda Pública na execução de sentença

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)