Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    DPU ajuíza ação civil pública contra construção de BRT em Feira de Santana (BA)

    há 8 anos

    Feira de Santana – Na terça-feira (1º), a Defensoria Pública da União (DPU) em Feira de Santana, em atuação conjunta com a Defensoria do Estado da Bahia, entrou com ação civil pública visando à suspensão da obra do BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido Por Ônibus) de Feira de Santana, alegando existência de irregularidades no procedimento de financiamento adotado pelo Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal, que culminou na seleção do projeto do BRT nesse município.

    De acordo com os defensores, os réus não analisaram efetivamente a adequação da legislação municipal aos preceitos do Estatuto da Cidade e da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Segundo o defensor federal Erik Boson, um dos signatários da ação, "o projeto do BRT de Feira de Santana não atendeu aos requisitos formais e materiais. Não há Plano Diretor atualizado, exigência legal para concessão do financiamento".

    O investimento de R$ 90 milhões ocorrerá em área central da cidade, de apenas oito quilômetros de extensão. Para os defensores, esse espaço já é sensivelmente beneficiado com equipamentos urbanos e estrutura de transporte público, se comparado com a maioria das demais regiões afastadas do centro da cidade. Eles apontam também que em vez de priorizar as áreas de baixa renda, o BRT será construído em uma das regiões mais nobres da cidade. De acordo com o defensor federal Gabriel Cesar dos Santos, "a relação custo-benefício da obra é péssima. A cidade passará 20 anos endividada e o problema de mobilidade não será resolvido".

    Além disso, os defensores acreditam que houve um desvio de finalidade no projeto do BRT, pois a maior parte do recurso utilizado na obra será aplicado na construção de duas trincheiras, ou seja, túneis de passagem de automóveis entre cruzamentos de grandes avenidas de Feira de Santana, eliminando os semáforos utilizados, bem como na ampliação dessas avenidas. "Sob pretexto de construção de equipamento de mobilidade urbana, a Prefeitura de Feira de Santana pretende, na verdade, construir equipamento que favorece exclusivamente o transporte individual de automóveis, que em nada se confunde com o conceito moderno de mobilidade urbana. A obra, portanto, pouco tem de mobilidade urbana", disse o defensor federal Sergio Goulart, chefe da DPU em Feira de Santana.

    A ação civil pública foi distribuída para a 2ª Vara da Subseção Judiciária de Feira de Santana, mas o pedido liminar ainda não foi apreciado.

    MRA/MGM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4482
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações239
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-ajuiza-acao-civil-publica-contra-construcao-de-brt-em-feira-de-santana-ba/263913019

    Informações relacionadas

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 7 anos

    Tribunal Regional Federal da 1ª Região TRF-1 - AGRAVO REGIMENTAL NA SUSPENSAO DE LIMINAR OU ANTECIPAÇÃO DE TUTELA (AGRSLT): SL XXXXX-77.2016.4.01.0000

    Leandro Bastos Nunes, Bacharel em Direito
    Modeloshá 6 anos

    Ação civil pública envolvendo o BRT em Salvador/BA movida pelo Ministério Público Federal e Estadual.

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 8 anos

    Contrato para obras do BRT em Feira de Santana é suspenso após ação da DPU

    Projeto do BRT de Feira de Santana será discutido em audiências públicas

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)