Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DPU ajuíza ação para garantir benefício previdenciário ao trabalhador rural

    há 6 anos

    Belém – A Defensoria Pública da União (DPU) em Belém (PA) entrou com ação na Justiça Federal para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixe de exigir, no procedimento administrativo de concessão de benefícios, o pagamento dos segurados especiais ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Atualmente, o órgão previdenciário condiciona a concessão administrativa dos benefícios previdenciários à apresentação dos comprovantes de pagamento ao sindicato.

    A ação civil pública (ACP) originou-se após a DPU analisar os motivos dos indeferimentos feito pelo INSS aos trabalhadores rurais. A Defensoria constatou que o Instituto requisita os recibos de pagamentos do sindicato como comprovante do exercício da atividade rural, porém, a conduta do órgão representaria uma violação da Constituição Federal por obrigar o trabalhador a se sindicalizar ou contribuir com o sindicato.

    No documento apresentado à justiça, a defensora regional de direitos humanos para Mato Grosso, Amapá e Pará, Mayara Barbosa Soares, afirma que os trabalhadores rurais exercem uma atividade em regime de economia familiar e não com vínculo empregatício. Por isso, por se enquadrarem na categoria de segurado especial, a contribuição sindical não deve ser obrigatória. Então, a exigência de recibos de pagamento ao sindicato para a concessão do benefício acaba sendo uma prática ilegal.

    Dessa forma, a ACP movida pela Defensoria Pública da União pede a imediata proibição ao INSS de efetuar novas exigências de comprovação de pagamentos ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, podendo o segurado especial comprovar sua atividade nos termos da legislação aplicável. O INSS pode requerer ao segurado especial e seus dependentes apenas o início de prova material para concessão do seguro previdenciário, não cabendo à autarquia previdenciária restringir as opções de documentação.

    MP/MGM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações112
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-ajuiza-acao-para-garantir-beneficio-previdenciario-ao-trabalhador-rural/597095023

    Informações relacionadas

    Defensoria Pública da União
    Notíciashá 8 anos

    DPU garante aposentadoria por invalidez a mulher vítima de escalpelamento

    Waldemar Ramos Junior, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Quem nunca realizou contribuições ao INSS pode requerer a Aposentadoria por Invalidez?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)