Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DPU consegue na Justiça que imóvel de assistida não seja penhorado

    há 6 anos

    Brasília - A Justiça Federal deferiu o pedido de antecipação de tutela feito pela Defensoria Pública da União (DPU) para que D.C.R.S. continue com a posse do bem imóvel que seria penhorado pela União em 2017.

    D.C.R.S. mora há mais de 32 anos em um lote localizado no bairro Mecejana, em Boa Vista (RR). O imóvel foi comprado pelo esposo dela, F.S.C., por meio de financiamento do extinto Banco Nacional de Habitação (BNH), posteriormente anistiado pela Lei Estadual nº 348-E/2002. F.S.C faleceu em 5 de agosto de 2015, sem, entretanto, ter passado a titularidade para o nome da cônjuge, ou ter informado a ela de que tinha adquirido o imóvel.

    No dia 11 de abril de 2017, D.C.R.S recebeu, na residência, um mandado de penhora, avaliação e registro, decorrente de execução promovida pela União contra a Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima). Diante disso, a DPU interpôs, em março de 2018, pedido de antecipação de tutela no Tribunal Federal, a fim de "determinar a imediata suspensão das medidas constritivas sobre o bem imóvel" e evitar a reintegração de posse.

    Segundo o pedido, "a posse mansa e pacífica da agravante [D.C.R.S.]sobre o imóvel pode ser facilmente comprovada pelos documentos acostados, inclusive ofício da Codesaima". O documento também declara que D.C.R.S. "realizou inúmeras benfeitorias no imóvel que lhe foi vendido, para moradia dela e de sua família, exercendo posse contínua e incontestadamente de boa-fé, preenchendo todos os requisitos do Código Civil".

    Desta forma, o desembargador federal Daniel Paes Ribeiro deferiu o pedido de tutela de urgência da DPU: "apesar dos fundamentos da decisão agravada, vislumbro, na hipótese, a presença dos pressupostos autorizadores para o deferimento da tutela de urgência postulada", afirma.

    KA/MRA
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-consegue-na-justica-que-imovel-de-assistida-nao-seja-penhorado/632773106

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)