Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    DPU garante na Justiça participação de indígenas em seleção especial da UFPA

    há 6 anos

    Brasília – Dois indígenas, B.X.S e J.X.M, ambos domiciliados na Aldeia Tucumã (PA), obtiveram provimento em ação com pedido de tutela provisória de urgência, após assistência jurídica da Defensoria Pública da União (DPU), para garantir participação no Processo Seletivo Especial 2018 (PSE-2018) para ingresso na Universidade Federal do Pará (UFPA). O PSE oferece duas vagas por curso a alunos indígenas.

    A inscrição dos dois, realizada em outubro 2017 via internet, havia sido indeferida em razão da ausência de apresentação de documento de reconhecimento étnico assinado por três lideranças indígenas distintas da própria etnia, com prazo de entrega até 17 de novembro de 2017.

    Devido à dificuldade de acesso à internet e à distância entre aldeias, o procedimento para que os documentos ficassem prontos foi dificultado, ameaçando a participação dos indígenas na prova, agendada para ocorrer em 14 de janeiro de 2018, motivo que levou B.X.S e J.X.M a buscarem auxílio da DPU.

    Por sua vez, em defesa dos assistidos, a DPU ajuizou ação ordinária com pedido de tutela de urgência, com base no artigo 33 do Código de Processo Civil de 2015, que prevê concessão quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou risco ao resultado do processo.

    A Justiça Federal deferiu o pedido, determinando à UFPA que se abstenha de exigir dos indígenas a apresentação das três declarações para a inscrição no Processo Seletivo, devendo viabilizar a participação de B.X.S e J.X.M no PSE-2018.

    LVR/KNM
    Assessoria de Comunicação Social
    Defensoria Pública da União

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4481
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-garante-na-justica-participacao-de-indigenas-em-selecao-especial-da-ufpa/535918914

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)