Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    DPU/MT consegue prescrição de multa cobrada pelo IBAMA

    há 14 anos

    A Defensoria Pública da União em Mato Grosso (DPU/MT), por meio do Defensor Público Federal Alexandre Mendes Lima de Oliveira, teve acolhida exceção de pré-executividade oferecida em sede de cobrança fiscal promovida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) por infração administrativa à legislação ambiental, em desfavor do assistido L.A.M.

    A juíza Adverci Rates Mendes de Abreu, da 4ª Vara Federal de Mato Grosso, acolheu a tese do Defensor Público segundo a qual a multa administrativa é crédito não-tributário que prescreve em 5 anos, contados a partir do seu vencimento, nos termos do art. do Decreto nº 20.910/32. A dívida em questão venceu em 1997, e o ajuizamento foi feito apenas em 2007, prazo que garantiu a prescrição.

    Como a execução fiscal foi proposta após o prazo, a magistrada pronunciou a prescrição e determinou a extinção do executivo fiscal, condenando o IBAMA ao pagamento de R$ 500,00 a título de verbas sucumbenciais em favor do fundo de aparelhamento da DPU.

    • Sobre o autorGarantir conhecimento e a defesa dos seus direitos.
    • Publicações7651
    • Seguidores4493
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações55
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dpu-mt-consegue-prescricao-de-multa-cobrada-pelo-ibama/2217771

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)