Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
4 de Maio de 2024

É possível a proibição de animais em condomínio?

há 2 anos

Você sabia que de acordo com a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, no Brasil pelo menos 62% dos domicílios tinham pelo menos um cachorro ou gato como morador? E durante a pandemia da Covid-19 houve um aumento significativo, cerca de 23% segundo a Comissão de Animais de companhia (COMAC).

Tendo em vista o aumento cada vez maior de animais em residências, como fica a convivência em condomínio em relação a isso? Pode proibir animais na área interna ou externa dos condomínios? Essas são dúvidas recorrentes dos moradores e de quem compõe a administração condominial.

Esse é um assunto que traz muitos questionamentos, pois a presença de animais em condomínio é algo que gera grandes debates. De um lado está o direito Constitucional de propriedade, em que se leva em consideração que o morador tem a liberdade de ter seu pet na área privativa. Por outro lado, é defendido que os animais causam prejuízos às áreas comuns dos condomínios, problemas como barulho, mau cheiro, entre outros.


Mas afinal, é proibida a presença de animais em condomínio?

Pois bem, a lei permite a presença de animais em condomínio e é vetado a proibição deles, já que casas e apartamentos são consideradas como unidades autônomas. A lei diz que os moradores têm direito a usar, fruir e livremente dispor de suas unidades, contanto que não afete o direito do outro morador. Então é possível ter animais em condomínio, desde que eles não afetem o bem estar dos outros moradores.

E quanto o porte e raça do animal?

Sempre deve ser pensado no bem estar dos condôminos, onde a harmonia deve ser preservada. Analisa se o animal de estimação prejudica de alguma forma a convivência em comunidade, se ele é perigoso ou se traz riscos para os moradores, podendo também o condomínio aderir alguma medida de segurança, como por exemplo, o uso de focinheira em animais que demonstram comportamento agressivo. Não pode ser avaliado apenas a raça e o porte do animal e sim as consequências que o animal traz para a vida em comunidade.

Regras mais comuns em condomínios em relação a animais:

Cada condomínio tem o seu regimento interno e trata do assunto de forma específica para cada situação, porém, posso citar algumas regras mais comuns em relação aos animais. Elas são:

Redução de barulho, principalmente no período noturno;

Recolhimento das sujeiras deixadas pelos animais;

Prezar pela segurança e bem estar dos outros condôminos;

Higiene do animal e da unidade autônoma em que ele vive.

É sempre necessário o bom-senso de todos os condôminos e que sejam criadas regras claras para que assim, possa ter uma convivência em harmonia entre os moradores e os animais em condomínio.


  • Publicações4
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações77
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/e-possivel-a-proibicao-de-animais-em-condominio/1634410059

Informações relacionadas

Rogério Tadeu Romano, Advogado
Artigoshá 2 anos

Os animais nos condomínios de apartamentos

Dra Lorena Lucena Tôrres, Advogado
Artigoshá 5 anos

Condomínios podem proibir animais de estimação?

Artigoshá 9 anos

Proibição de animais de estimação em condomínios: analise jurídica e jurisprudencial

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 5 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - "Recurso Cível": XXXXX RS

Rayssa Ramos , Advogado
Artigoshá 6 anos

Animais de estimação em condomínio, é legitima a proibição?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)