Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Educação proíbe cobrança por prova em segunda chamada quando ausência for justificada

    Publicado por Câmara dos Deputados
    há 10 anos

    A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (23) o Projeto de Lei 5389/09, do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que proíbe escolas e faculdades de cobrarem taxa para aplicação de provas em segunda chamada quando a ausência for justificada.

    A proposta modifica a Lei da Mensalidade Escolar ( 9.870/99) e prevê que a falta será justificada pelas mesmas razões que fundamentam, na legislação trabalhista ou estatutária, a falta ao serviço sem perda de remuneração ou seja, nos casos de problemas de saúde e de falecimento de familiar, entre outros.

    O parecer do relator, deputado Lelo Coimbra (PMDB-ES), foi favorável à matéria. A realização de segunda chamada em decorrência de falta justificada, como prevê a proposta, não pode penalizar o educando, afirmou.

    Tramitação

    O projeto, que já havia sido aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor, será ainda analisado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

    Agência Câmara de Notícias

    • Publicações97724
    • Seguidores268407
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3376
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/educacao-proibe-cobranca-por-prova-em-segunda-chamada-quando-ausencia-for-justificada/117559677

    Informações relacionadas

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 8 anos

    Educação aprova proibição de cobrança de 2ª chamada de prova em caso de doença

    Câmara dos Deputados
    Notíciashá 5 anos

    Projeto limita cobrança de taxa escolar por prova substitutiva

    Jusbrasil Perguntas e Respostas
    Artigoshá 8 anos

    Aluno precisa pagar taxa para fazer segunda chamada, mesmo com atestado médico?

    Flávio Jacobina, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Segunda Chamada é um direito e não um privilégio!

    Adriana Nicola , Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Ilegalidade nas cobranças, o que as Escolas podem cobrar?

    2 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Bom dia!

    Minha filha tem 6 anos, estuda em uma escola particular, semana passado saiu da escola com febre rouca tossindo muito, estava em semana de prova, mediquei ela em casa, ficou ausente por 3 dias sem condição de ir estudar, no terceiro dia recebo uma ligação da parte financeira da escola falando que si eu não tivesse um atestado medico terei que pagar R$30,00 por prova, ai disse pra pessoa: minha filha saiu doente da escola comuniquei no aplicativo da escola, é ainda tenho que comprovar com atestado medico. Gostaria de saber si é certo isso me cobrarem uma taxa sendo que a prova maior foi dela sair doente da escola. continuar lendo

    Estava de atestado e por isso não pude comparecer no dia da prova. Estudo em uma instituição privada e estão cobrando para fazer a segunda chamada da prova. Neste caso, preciso pagar o valor da segunda chamada ? Existe alguma lei que me assegure ? continuar lendo