Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024

Eleições: PSDB quer auditoria e PT considera golpe

Publicado por Wclesio Santos
há 10 anos

Tucanos querem fiscalização de todo o sistema eletrônico

PT X PSDB: batalha continua pós eleição (Foto: Agência Brasil)

Em Sergipe, a cúpula do PSDB ainda não tomou posição quanto à intenção do partido, em nível nacional, de solicitar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a realização de auditoria especial para exercer a fiscalização dos sistemas de todo o processo eleitoral, que consagrou a reeleição de Dilma Rousseff, realizado em dois turnos, neste mês.

O vice-prefeito José Carlos Machado (PSDB) disse que ainda não possui opinião própria sobre a posição da Executiva Nacional do partido, mas destacou a confiança que partido deposita no coordenador jurídico do PSDB nacionalmente, Carlos Sampaio. “É uma pessoa que conhece profundamente o Direito Eleitoral e se ele encontrou motivos para solicitar investigação sobre os resultados, procede”, comentou o vice-prefeito, em entrevista concedida ao Portal Infonet nesta sexta-feira, 31. Em nota, a Executiva Nacional do PSDB reitera a confiança que deposita na Justiça Eleitoral brasileira, mas destaca a ineficiência das formas de fiscalização, auditagem dos sistemas de captação dos votos e de totalização. E a auditoria, conforme destaca a nota do PSDB, seria um mecanismo para “tranquilizar os eleitores quanto a não intervenção de terceiros nos sistemas informatizados”. Para Machado, a urna eletrônica revelou-se eficiente, mas também não descarta a possibilidade de ter ocorrido fraude. “Embora o tribunal considere as urnas como invioláveis, a fraude não é impossível, não é uma coisa simples. Não conheço as alegações do partido, mas confio nos conhecimentos jurídicos do Carlos Sampaio”, considerou Machado, numa referência à experiência do coordenador jurídico do advogado que defende o PSDB em nível nacional. Golpe Para o Partido dos Trabalhadores, a decisão do PSDB caracteriza um golpe. “A executiva [do PT] entende que o PSDB e demais partidos e segmentos que fazem oposição ao governo da presidenta Dilma querem a todo custo provocar um terceiro turno das eleições presidenciais recorrendo aos mesmos métodos golpistas que os levou à derrota nos dois turnos da eleição”, ressalta a Presidência do PT em Sergipe, em nota enviada à imprensa nesta sexta-feira. A Executiva Estadual do PT tomou as deliberações contra o PSDB em reunião ocorrida na noite da quinta-feira, 30, mas a nota só foi encaminhada nesta sexta, 31. “Em deliberação, ficou aprovado que o PT de Sergipe vai manter as mobilizações dos seus filiados, militantes, dirigentes e simpatizantes, para respaldar e garantir o governo reeleito e suas ações políticas”, observa o PT, na nota, que também destaca apoio ao governador Jackson Barreto (PMDB).

Por Cássia Santana, disponível em: http://www.infonet.com.br/política/ler.asp?id=165136&página=1

Eleies PSDB quer auditoria e PT considera golpe

  • Sobre o autorAdministrador de Empresas, pós graduado em Recursos Humanos
  • Publicações5
  • Seguidores6
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações24
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleicoes-psdb-quer-auditoria-e-pt-considera-golpe/148870996

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A reeleição da presidenta foi de forma democrática e justa. continuar lendo

Acredito que sim, pode haver indícios de existe possibilidade de fraudar resultados nas UE. E essa é uma excelente oportunidade de tirarmos essa dúvida. Não estou defendendo que houve fraude nas eleições de 2014. Estou apenas externando o que a maioria eleitor brasileiro pensa. Pode haver possibilidade de fraudar resultados, sim. continuar lendo