Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Eleitor com deficiência pode pedir mudança para seção com acessibilidade

Justiça Eleitoral disponibiliza mais de 30 mil seções eleitorais adaptadas em todo o Estado

Publicado por Wagner Brasil
há 3 anos

Eleies tero auxlio ao voto de deficientes visuais Rdio Senado

Se gostar dessa notícia, siga este canal e minhas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos sobre Direito Penal e Direito Eleitoral.

Site: https://www.wagnerbrasil.adv.br/

Facebook: https://www.facebook.com/wagnerbrasil.adv

Instagram: https://www.instagram.com/wagnerbrasil.adv

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/wagner-brasil-1459581bb/

Os eleitores com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida podem solicitar, aos respectivos Cartórios Eleitorais, a transferência de seus títulos para as seções de votação com acessibilidade. Essas seções possuem infraestrutura adaptada para facilitar o exercício do voto, pois são instaladas em locais com rampas ou elevadores, sem obstáculos e, preferencialmente, próximas a estacionamentos.

Os interessados devem acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e realizar o pedido de revisão pelo sistema Título Net. O requerimento de revisão deverá ser acompanhado de cópias digitais da carteira de identidade, comprovante de endereço e fotografia tipo selfie segurando o documento de identificação. Durante o processo, o eleitor indicará se possui deficiência, qual tipo e se deseja votar numa seção com acessibilidade. Os locais próximos à residência do eleitor, que possuam acessibilidade, serão listados para que ele faça a escolha e passe a votar na nova seção a partir da próxima eleição.

Devido à pandemia, não há atendimento presencial nos Cartórios Eleitorais. Os eleitores, em casos excepcionais, quando não for possível a realização virtual do pedido, devem fazer contato por e-mail com o seu cartório eleitoral para esclarecimentos e eventual agendamento.

O requerimento também poderá ser realizado nos postos de atendimento da Justiça Eleitoral em treze unidades do Poupatempo. O prévio agendamento é obrigatório.

Seções com acessibilidade no Estado

Facilitar o exercício do voto é um compromisso do TRE-SP. O Tribunal realiza um trabalho permanente para ampliar a acessibilidade nos locais de votação, especialmente em ano não eleitoral, quando todos esses locais recebem vistoria. Ao identificar uma barreira, são realizadas tratativas com a Prefeitura, Governo do Estado ou diretor de estabelecimento para que o problema seja resolvido.

Nas Eleições 2020, a Justiça Eleitoral paulista disponibilizou 30.049 seções com acessibilidade em todo o Estado, sendo 24.986 no interior e 5.063 na capital.

FONTE: Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo

  • Sobre o autorAdvocacia Especializada em Direito Penal e Direito Eleitoral
  • Publicações1917
  • Seguidores76
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações138
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleitor-com-deficiencia-pode-pedir-mudanca-para-secao-com-acessibilidade/1157003942

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)