Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Eleitor de BH ganha mais um endereço para fazer cadastramento biométrico

    O eleitor de Belo Horizonte que quiser fazer o seu cadastro biométrico tem mais um posto de atendimento da Justiça Eleitoral à sua disposição. Já está funcionando, das 13h às 17h, a Central de Atendimento ao Eleitor no Fórum Lafayette (Avenida Augusto de Lima, 1549, Barro Preto). Assim, os eleitores da Capital podem ser atendidos em mais uma Central, além das quatro que já existiam, no bairro de Lourdes, na Cidade Nova, no Barreiro e em Venda Nova (confira os endereços) .

    O novo posto da Justiça Eleitoral no Fórum possui dez guichês preparados para fazer a coleta dos dados biométricos. O objetivo é facilitar o acesso aos serviços eleitorais, já que o novo endereço está localizado em região central de Belo Horizonte. Dessa forma, com a proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, em 4 de maio de 2016, o eleitor terá mais uma opção para evitar o enfrentamento de filas.

    O eleitor que quiser fazer o cadastramento biométrico deve procurar uma Central da Justiça Eleitoral e levar um documento oficial com foto e um comprovante de endereço. Os jovens de 16 e 17 anos podem aproveitar a oportunidade e fazer o título de eleitor para votar nas Eleições 2016. Para tirar o título de eleitor pela primeira vez, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão. Os futuros eleitores do sexo masculino, é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

    Biometria

    Desde setembro, os eleitores de BH e outras grandes cidades de Minas que procuram as Centrais de Atendimento do TRE já estão fazendo o seu cadastramento biométrico. Na capital, quase 26 mil eleitores já estão com o título biometrizado e poderão votar em 2016 de forma ainda mais segura e moderna.

    O procedimento do cadastramento biométrico, que ainda não é obrigatório em BH e outros municípios, envolve a coleta das impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e fotografia, feita no momento do atendimento. No dia da eleição, a identidade será confirmada por meio do reconhecimento da impressão digital pelo leitor biométrico da urna eletrônica, comparando-a com a digital recolhida pela Justiça Eleitoral. Com isso, há uma garantia a mais para a identificação do eleitor. Quem não se cadastrar, votará ainda pelo sistema antigo na próxima eleição.

    Siga-nos no Twitter

    • Publicações2537
    • Seguidores284532
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações4781
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eleitor-de-bh-ganha-mais-um-endereco-para-fazer-cadastramento-biometrico/257715527

    Informações relacionadas

    Cadastramento biométrico pode ser realizado em qualquer cartório ou posto eleitoral

    Eleitores de BH e Betim ganham novos locais de cadastramento biométrico

    TRE inaugura nova sede dos cartórios eleitorais de Belo Horizonte nesta segunda-feira

    Com nova Central de Atendimento, BH inicia cadastramento biométrico

    Procura pelo atendimento biométrico na Central da Cidade Nova ainda é pequena

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)