Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Em acórdão proferido pelo TRT, bancário do Bradesco vence pedido de horas extras

    Publicado por Gelson Ferrareze
    há 3 anos

    O Bradesco está entre as instituições que mais lucram e que mais demitem funcionários na atualidade. Por coincidência (ou não), também está entre aquelas que reiteradamente praticam ilegalidades com seus colaboradores.

    Cansado disso, um gerente assistente obteve vitória em acórdão proferido pelo TRT carioca, de relatoria da desembargadora Maria Aparecida Coutinho Magalhães.

    Um dos pedidos reconhecidos pelo tribunal foi o referente ao pagamento das 7ª e 8ª horas trabalhadas como extras em razão da desconstituição do cargo de confiança.

    No entendimento dos magistrados, o autor estava enquadrado no caput do artigo 224 da CLT, segundo o qual a duração normal do trabalho dos empregados em bancos é de 6 horas diárias e 30 semanais, já que, apesar da nomenclatura de “gerente”, realizava atividades típicas do bancário convencional, sem efetivos poderes de mando.

    O Bradesco, por sua vez, buscou inseri-lo no parágrafo 2º do mesmo artigo, assegurando que ele desempenhava atividades que exigiam fidúcia especial, além de receber gratificação de função concomitante ao ordenado, cumprindo assim os requisitos para a jornada de horária de 8 horas.

    Procurando descaracterizar o suposto cargo de confiança, restou comprovado que apesar do autor realmente receber gratificação não inferior a ⅓ de seu salário-base, ele não exercia nenhuma função especial que ensejasse seu enquadramento na jornada diferenciada. Acompanhe no trecho da decisão abaixo:

    Esta imagem no pode ser adicionada

    Dessa maneira e diante da brilhante atuação do nosso Corpo Jurídico, o Bradesco chegou a confessar a ausência de fidúcia diferenciada do autor, garantindo assim a vitória do bancário. Observe:

    Esta imagem no pode ser adicionada

    Esta imagem no pode ser adicionada

    O autor, no final das contas, foi contemplado com as parcelas relativas às horas extras prestadas e não pagas, resultado da tentativa de manobra realizada pelo banco, que, por sinal, é mais comum do que pensamos.

    • Sobre o autorEspecialistas em Direito Trabalhista e Tributário
    • Publicações49
    • Seguidores8
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-acordao-proferido-pelo-trt-bancario-do-bradesco-vence-pedido-de-horas-extras/1246409007

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)