Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Empregado que recebeu salário após início do descanso ganhará férias em dobro

    há 12 anos

    No período em que trabalhou para a empresa ré, o autor ganhava o terço constitucional e tirava o repouso no prazo correto, mas a quantia referente à remuneração do período era realizada apenas no final do mês, após ter usufruído do afastamento.

    O pagamento da remuneração das férias, que compreende o terço constitucional e o período respectivo, deve ser feito até dois dias antes do início do afastamento, conforme prevê o art. 145, caput, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Esse foi o entendimento da 8ª Turma do TST, ao determinar o pagamento do valor, em dobro, a um trabalhador da Companhia de Processamentos de Dados do Rio Grande do Norte S/A (Datanorte).

    No período em que trabalhou para a empresa, o autor recebia o terço constitucional e tirava férias no prazo correto, mas a quantia referente à remuneração do período era realizada apenas no final do mês, após ter usufruído o afastamento.

    O TRT21 (RN) chegou a negar o pedido, uma vez que a ré provou que o terço sempre foi pago anteriormente ao desfrute do descanso e que somente o pagamento referente ao período era feito no fim do mês.

    O empregado recorreu ao TST, apresentando divergência jurisprudencial entre o Regional e o TRT23 (MT), que já apresentou tese no sentido de que é devida a dobra quando a referida remuneração não tenha observado o prazo previsto. A comprovação dos argumentos diferentes fez com que o ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, relator do processo, conhecesse do recurso.

    O julgador ressaltou que o artigo 145 é expresso ao reportar-se ao prazo para o pagamento, o que segundo ele, inclui não apenas o adicional de um terço de férias, como também os dias respectivos. Assim, condenou a empresa a pagar a dobra do descanso remunerado fora do prazo, excluindo da base de cálculo o terço constitucional, uma vez que este já havia sido pago. O voto foi acompanhado por unanimidade.

    Processo nº: RR 700-37.2012.5.21.0004

    Fonte: TST

    • Publicações25933
    • Seguidores83
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregado-que-recebeu-salario-apos-inicio-do-descanso-ganhara-ferias-em-dobro/100193997

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)