Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    ✊⚖ Empregadora é condenada por submeter empregada ao trabalho em condição análoga à escravidão durante 35 anos ⚖✊

    Publicado por Yago Dias de Oliveira
    há 4 anos

    Recentemente, a Justiça do Trabalho, atendendo a pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT), condenou a empregadora, Sra. Arlinda Pinheiro de Souza Santos, por manter uma empregada doméstica trabalhando por mais de 35 anos, sem qualquer registro e/ou remuneração. O caso foi descoberto a partir de denúncias anônimas que, por sua vez, resultaram em uma ação de fiscalização junto a casa da patroa, tudo devidamente autorizado pelo Poder Judiciário.

    A identificação de casos de trabalho escravo, muitas vezes, esbarra no princípio da inviolabilidade do lar. Porém, neste caso, a força-tarefa de combate ao trabalho escravo, obteve autorização judicial para entrar na casa e apurar a veracidade da denúncia de trabalho escravo. Antes disso, a empregadora havia sido convocada para prestar esclarecimentos em audiência no MPT, mas se negou a receber a notificação.

    Então, para obter autorização judicial com o fim de realizar a fiscalização dentro da casa da empregadora, o MPT ingressou, primeiramente, com ação cautelar, expondo o teor da denúncia e a negativa da empregadora em prestar maiores esclarecimentos. Logo, no dia 21 de dezembro de 2017, devidamente autorizada, a força-tarefa chegou ao local e confirmou o teor da denúncia, tanto pelo depoimento da vítima quanto pela inexistência de qualquer documento relativo a uma relação de trabalho.

    A partir disso, a ação foi ajuizada pela procuradora Juliana Corbal, da unidade do MPT de Santo Antônio de Jesus, município do recôncavo baiano. No processo, o MPT informa que a trabalhadora, uma senhora de idade considerável, foi encontrada na residência e confirmou em depoimento que trabalhava sem receber qualquer tipo de pagamento a título de salário. Esclarecendo ainda que, o trabalho era trocado pela moradia, alimentação e vestuário.

    Nesse contexto, ao analisar o caso, a juíza substituta da Vara do Trabalho de Santo Antônio de Jesus, Paula Leal Lordelo, proferiu sentença condenatória, que determinou: o pagamento de R$ 170 mil para a vítima, a título de indenização por danos morais; o pagamento das respectivas verbas rescisórias; bem como, a quitação da totalidade dos débitos devidos junto ao INSS e ao FGTS. O valor da rescisão do contrato de trabalho, contudo, foi limitado aos últimos 05 (cinco) anos de trabalho, entendendo que os direitos econômicos anteriores a isso, já estariam prescritos.

    Por fim, é de suma importância ressaltar que, manter trabalhadores em condições análogas à escravidão, além da responsabilização civil e trabalhista, também é considerado um crime, tipificado pelo artigo 149 do Código Penal, com possibilidade de prisão de 02 (dois) a 08 (oito) anos, pagamento de multa e ainda, pena correspondente à violência praticada.

    Fonte: https://www.facebook.com/yagodiasdeoliveiraadvocacia/photos/a.722790727924005/1412812868921784/?type=3&theater

    #advocaciaespecializada #direitoconstitucional #direitopenal #direitotrabalhista #direitosfundamentais #dignidadedapessoahumana #vida#saúde #trabalho #condiçãoanáloga #escravidão #abusopatronal #trabalhodoméstico #semremuneração

    • Sobre o autorA advocacia não é profissão de covardes!
    • Publicações131
    • Seguidores71
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações194
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregadora-e-condenada-por-submeter-empregada-ao-trabalho-em-condicao-analoga-a-escravidao-durante-35-anos/861208923

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)