Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024

Empregados do Metrô não têm direito a adicional da Constituição de SP

Publicado por Jus Vigilantibus
há 14 anos

Integrantes de empresa de economia mista não têm direito ao recebimento do adicional por tempo de serviço garantido pela Constituição Estadual de São Paulo ao servidor público, conhecido como “sexta parte”. Com essa decisão, a Seção I Especializada em Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho (SDI-1) acatou recurso da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô contra pagamento desse adicional a um dos seus empregados.

A SDI-1 reformou decisão da Quinta Turma do TST, segundo a qual a “constituição paulista não faz distinção entre servidores públicos estatutários e celetistas quando se utiliza da expressão servidor público”. Contra esse posicionamento, a empresa entrou com recurso na SDI-1 sustentando que o benefício da Constituição paulista não atinge os empregados públicos de sociedade de economia mista.

Para o ministro Horácio Senna Pires, relator do processo na SDI-1, não há dúvida de que o Metrô é uma empresa de economia mista. “Trata-se, portanto, de pessoa jurídica de direito privado, sujeita ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos trabalhistas”.

As próprias decisões do Tribunal (precedentes) são no sentido de que esse tipo de empregado não se beneficia da vantagem denominada “sexta parte”. Assim, a SDI-1 decidiu acatar o recurso da empresa e confirmar o julgamento do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região (SP), contrário ao pagamento do adicional aos empregados do Metrô de São Paulo. (E-ED-RR-2.722/2005-064-02-40.4)

  • Publicações9929
  • Seguidores81
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações341
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregados-do-metro-nao-tem-direito-a-adicional-da-constituicao-de-sp/2018247

Informações relacionadas

Georges Humbert, Advogado
Artigoshá 9 anos

A ação de desapropriação por utilidade pública, os requisitos para a concessão de imissão provisória na posse ao Poder Público

Marcela Cezar Guimaraes, Bacharel em Direito
Artigoshá 8 anos

Poder Regulamentar da Justiça Eleitoral e o seus limites

Vanessa Daiane Ilario, Advogado
Artigoshá 8 anos

Compreenda como funciona a equiparação salarial

Jhonatas Nascimento, Estudante
Artigoshá 3 anos

Orientação: veja a definição de servidor público

Concessionária é condenada a pagar indenização a mecânico que sofreu redução salarial e assédio moral

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)