Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Empregados do setor elétrico concordam em suspender greve para mediação de acordo pelo TST

    há 5 anos

    A greve, anunciada para a próxima semana, afetaria a Eletrobras e suas subsidiárias, como Furnas, Chesf e Eletronorte.

    A Federação Nacional dos Urbanitários (FNU-CUT) aceitou, nesta quarta-feira, proposta do vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Renato de Lacerda Paiva, para suspender a greve dos empregados das empresas do setor elétrico anunciada para o dia 1º de julho. A paralisação afetaria as Centrais Elétricas Brasileiras S/A (Eletrobras) e suas subsidiárias, como Eletronorte, Furnas, Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), Amazonas GT, Eletrosul, Eletronuclear e Cepel (Centro de Pesquisas de Energia Elétrica).

    Em contrapartida, as empresas se comprometem a prorrogar a vigência do acordo coletivo de trabalho (ACT) nacional e dos demais instrumentos coletivos até o último dia de julho. A suspensão visa dar continuidade ao procedimento de mediação pré-processual em andamento no TST.

    Mediação

    O pedido de mediação foi apresentado pela FNU após o término da vigência do acordo coletivo 2018-2019 em 30 de abril. Segundo a federação, embora as negociações coletivas estivessem em andamento, a proposta das empresas sinalizava o intuito de suprimir postos de trabalho por meio de demissões em massa. Em relação ao reajuste, a proposta da Eletrobras e suas subsidiárias era de apenas 1,5%, quando a inflação do período foi de mais de 5%.

    Mudança de mentalidade

    Em reunião realizada na tarde desta quarta-feira (26) com representantes dos empregados e das empresas, o ministro afirmou que sua intenção era buscar informações para compreender melhor o conflito e avançar no diálogo. Ele lembrou que a Vice-Presidência do TST vem se empenhando para buscar o consenso nos conflitos coletivos e para promover uma mudança de mentalidade na sociedade no sentido de promover uma cultura da paz. “Foi nesse sentido que o mecanismo da mediação pré-processual foi criado e vem sendo aperfeiçoado”, assinalou, destacando, ainda, o compromisso com a garantia de um processo ético e conduzido de forma tecnicamente adequada.

    Diálogo

    A garantia da vigência dos instrumentos coletivos enquanto não se chega ao consenso, segundo o vice-presidente, é um elemento importante para a busca de condições de diálogo. O ministro explicou ainda que, no caso de greve, a Vice-Presidência não tem competência para apreciar pedidos de tutela de urgência, o que, na prática, inviabiliza a continuidade da mediação pré-processual.

    Assembleias

    Os representantes dos empregados se comprometeram a realizar assembleias para encaminhar a solução ajustada até sexta-feira (28) na sede das empresas e até o meio-dia de 1º/7 nas demais unidades. Eles se comprometeram ainda a dar ampla publicidade a todos os empregados do ajuste firmado até amanhã (27).

    (CF/GVP)

    Processo: PMPP-1000388-94.2019.5.00.0000

    • Publicações14048
    • Seguidores634391
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empregados-do-setor-eletrico-concordam-em-suspender-greve-para-mediacao-de-acordo-pelo-tst/725782500

    Informações relacionadas

    Contexto dos Sindicatos no Brasil

    Notíciashá 15 anos

    Sindicatos patronais vivem crise de representatividade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)