Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Empresa condenada a pagar R$ 50 mil a trabalhador por não fornecimento de EPI

    Um empresa do ramo da construção civil foi condenada a pagar indenização de R$ 50 mil por dano moral a um trabalhador por violação de normas de segurança inerentes ao meio ambiente do trabalho. A sentença foi proferida pelo juiz Henrique Cavalcante, da Vara do Trabalho de Santana do Ipanema, que reconheceu a responsabilidade do empregador pelo acidente de trabalho, em razão do não fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI). O reclamante alegou ter sofrido queda de um andaime, o que lhe teria causado danos na coluna vertebral.

    Segundo o magistrado, apesar de o resultado do laudo pericial reconhecer que não houve sequelas decorrentes da queda, o acidente aconteceu, por negligência da empresa em não fornecer os EPI adequados ao trabalhador, principalmente cinto de segurança. Constatou-se, aliás, que essa prática atingia a diversos outros empregados, felizmente sem a ocorrência de um segundo acidente.

    As alegações do empregado foram confirmadas pela sua testemunha, que garantiu que nem o reclamante nem os outros empregados usavam cinto de segurança nos andaimes. O laudo pericial também foi categórico, no sentido de que a empresa não comprovou a entrega de EPI ao trabalhador. O juiz destacou que o ramo da construção civil é reconhecidamente o recordista em acidentes de trabalho, sendo o Brasil um dos tristes campeões nessa matéria, segundo informes da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

    Compartilhe

    Tweet

    • Publicações2561
    • Seguidores630318
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações253
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-condenada-a-pagar-r-50-mil-a-trabalhador-por-nao-fornecimento-de-epi/163340468

    Informações relacionadas

    Natalia Sales, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    O que a empresa precisa pagar enquanto o funcionário está afastado pelo INSS?

    Renan Pacheco, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Adicional de insalubridade voltada para os profissionais de Refrigeração/climatização

    José Inácio Tarouco Machado, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    TST confirma dano moral pela não concessão de equipamentos de proteção

    Empresa de calçados é condenada por negligência no fornecimento de EPIs

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região
    Jurisprudênciahá 2 anos

    Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região TRT-1 - Recurso Ordinário - Rito Sumaríssimo: RO XXXXX20205010065 RJ

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Alguém pode disponibilizar esta decisão ou o numero do processo? continuar lendo