Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024

Empresa que altera razão social deve renovar procuração a advogado

Processo do trabalho deve respeitar rotinas indispensáveis à segurança das partes, dos atos e da prestação jurisdicional

há 10 anos

A SDI-1 do TST negou provimento a um recurso do Banco Santander por entender que, caso haja alteração na denominação da razão social da pessoa jurídica, surge a necessidade de a empresa juntar nova procuração para outorgar poderes a seus advogados. Não havendo a juntada, haverá irregularidade na representação processual.

A instituição financeira foi condenada a pagar verbas a um trabalhador e recorreu da decisão até o TST. Quando o recurso chegou, a 8ª turma dele não conheceu por enxergar irregularidade de representação, entendendo que houve alteração na denominação social – de Banco Santander Banespa S. A. Para Banco Santander S. A. – sem que tivesse sido juntado novo instrumento de mandato aos advogados da causa.

O banco recorreu da decisão, alegando a desnecessidade de juntar nova procuração. Afirmou que não houve alteração no polo passivo, tendo havido apenas uma mudança na nomenclatura empresarial e que esta não teria gerado alteração na razão social da pessoa jurídica.

A SDI-1 afirmou que, embora não esteja sujeito a formalismos, o processo do trabalho deve respeitar rotinas indispensáveis à segurança das partes, dos atos e da prestação jurisdicional.

"Todavia, em caso de constatação de alteração da denominação social, os poderes outorgados aos advogados da pessoa jurídica, sob a denominação anterior, não mais subsistem e, assim, desautorizado o patrocínio da causa sob a nova denominação."

Segundo o relator, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, a jurisprudência atual da SDI-1 se firmou no sentido de que a mudança na denominação da razão social obriga a parte a regularizar a situação perante os procuradores, juntando novo mandato, além de comprovar a alteração, sob pena de não conhecimento do recurso. A decisão foi unânime.

Processo relacionado: RR-144000-70.2005.5.15.0036

Veja a íntegra da decisão.


Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI210182,61044-Empresa+que+altera+razao+social+deve+renovar+pr...

  • Sobre o autoruma apaixonada pelo Direito e pela Justiça!
  • Publicações207
  • Seguidores167
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresa-que-altera-razao-social-deve-renovar-procuracao-a-advogado/148598968

Informações relacionadas

Josimar Lira, Advogado
Notíciashá 10 anos

TST - SDI decide que empresa que muda nome da razão social deve renovar procuração a advogado

Tribunal Superior do Trabalho
Notíciashá 14 anos

Empresa que muda razão social deve informar no processo

Carta Forense
Notíciashá 15 anos

Mudança de razão social da empresa não invalida procuração

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)