Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Empresas podem ter anistia fiscal de dívidas com o INSS

    Publicado por Expresso da Notícia
    há 22 anos

    Conforme as informações publicadas na IN nº 77, que pode ser encontrada na internet (www.previdenciasocial.gov.br), as empresas que possuem débitos com o INSS e que têm ações ajuizadas até o dia 30 de abril deste ano podem ficar isentas de pagar multas e juros. A dívida pode ser paga em até seis parcelas mensais de mesmo valor, e a primeira parcela deve ser quitada até o dia 31 deste mês para que o parcelamento seja aceito. Essa mesma data-limite é estabelecida para quem quiser quitar seus débitos.

    Para isso, é preciso que os representantes legais das empresas procurem uma Agência da Previdência Social para pedir o parcelamento ou a quitação da sua dívida e desista formalmente das suas ações contra o Instituto. As determinações estão na Instrução Normativa (IN) nº 77 , publicada na Seção 1 do Diário Oficial do último dia 17 de julho. A IN regulamenta a Medida Provisória de nº 38 , de 14 de maio de 2002.

    O devedor que possuir mais de uma ação pode optar pelo parcelamento de todas ou de apenas uma de suas dívidas. O parcelamento e a quitação só são válidos para as empresas que estão contestando suas dívidas na Justiça.

    A IN-77 pode ser encontrada no site do Ministério (www.previdenciasocial.gov.br). Basta clicar em "Informações", em "Legislação Previdenciária-Sislex", em "downloads" e, finalmente, em "Instruções Normativas-DC". As informações também podem ser obtidas no site da Imprensa Nacional. O endereço é www.in.gov.br. Para os servidores do INSS, basta acessar http://intraprev/inssdirar/normas/dc/in/2002/indc77_160702.html.

    DOCUMENTAÇÃO

    Para a isenção de multas e juros, o contribuinte terá de preencher os seguintes formulários: pedido de parcelamento, termo de parcelamento de dívida fiscal, recibo de entrega de documentos e, para os créditos ainda não constituídos, ainda é preciso o formulário para cadastramento e emissão de documentos. Esses formulários são obtidos no INSS.

    O devedor deverá apresentar cópias do contrato social da empresa, da Carteira de Identidade, do CPF, do comprovante de residência dos representantes legais da empresa e da petição de desistência da ação.

    • Publicações8583
    • Seguidores175
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2248
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/empresas-podem-ter-anistia-fiscal-de-dividas-com-o-inss/141215

    Informações relacionadas

    Notíciashá 21 anos

    Devedores podem parcelar débitos com INSS em até 180 meses

    Parcelamento Simplificado Previdenciário Disponível na Internet

    Nota fiscal eletrônica se torna obrigatória no Brasil a partir de dezembro

    Notíciashá 12 anos

    PARCELAMENTO DE DÉBITO PREVIDENCIÁRIO

    Minha empresa tem muitas dívidas trabalhistas. O que fazer?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)