Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Engenheiro de projetos receberá por horas extras por jornada home office

há 6 meses

Após demonstrar o efetivo trabalho realizado em regime home office, um engenheiro de projetos irá receber da empresa para a qual trabalhava horas extras acrescidas do respectivo adicional e reflexos, bem como os intervalos. Essa foi a decisão da Terceira Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (GO) durante o julgamento do recurso ordinário da empresa. Com o julgamento, a sentença do Juízo da Vara do Trabalho de Catalão (GO) questionada pela mineradora foi mantida.

A empresa alegou no recurso não haver provas da realização de horas extras e da falta de fruição do intervalo intrajornada, intervalo interjornada e adicional noturno. Questionou a validade dos horários dos e-mails apresentados pelo engenheiro, uma vez que essas mensagens podem ser disparadas de qualquer computador, laptop, celular, tablet, a depender da programação feita na ferramenta de e-mail, tornando tal prova unilateral sem qualquer validade jurídica.

Para a relatora, desembargadora Rosa Nair Reis, a decisão recorrida estava de acordo com as provas dos autos, sendo que os argumentos apresentados nas razões recursais não são hábeis para sobrepor-se aos fundamentos expostos na sentença. A desembargadora relatou ainda que a mineradora poderia ter demonstrado a correta compensação ou apuração das horas extraordinárias decorrentes do home office e não o fez.

A magistrada considerou ainda que os diversos e-mails e prints de whatsapp comprovaram que o trabalhador sempre respondia as comunicações recebidas por tais meios mesmo fora da jornada contratual e, inclusive, no período noturno. Rosa Nair salientou que, embora não tenha sido demonstrado uma exigência formal para que as respostas ocorressem fora do horário de trabalho, a prova testemunhal relatou que o subordinado não ficava bem com o superior se não o respondesse quando acionado.

A relatora considerou não haver provas de compensação das horas extraordinárias, como por exemplo os controles de login no notebook corporativo ou outro documento que comprovasse o efetivo controle da jornada realizada em home office. “Assim, não há provas da efetiva compensação das horas extras laboradas pelo autor fora das dependências da empresa”, considerou ao manter a condenação pelas horas extras relativas à jornada prestada no regime home office.

A desembargadora também considerou que o engenheiro comprovou que a alta demanda de trabalho não permitia a fruição integral do intervalo intrajornada e manteve a condenação da empresa.

Processo: 0011126-20.2022.5.18.0141

Fonte: Tribunal Regional do Trabalho 18ª Região Goiania, 10.10.2023

Disponibilizado em: https://www.trt18.jus.br/portal/engenheiro-de-projetos-recebera-por-horas-extras-por-jornada-home-of...

  • Sobre o autorReferência em advocacia
  • Publicações13
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações39
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/engenheiro-de-projetos-recebera-por-horas-extras-por-jornada-home-office/2043921109

Informações relacionadas

Juliana Marchiote , Advogado
Notíciashá 6 meses

Pai fumante perde direito de conviver com filho

Fonseca de Melo e Britto Advogados, Advogado
Notíciashá 6 meses

Justiça condena escola a pagar indenização por caso de bullying

Mauricio Souza Advogados, Advogado
Notíciashá 6 meses

Novo DPVAT: o que muda no seguro obrigatório que Lula quer retomar em 2024

Jaime Batista Miranda, Advogado
Notíciashá 6 meses

C6, Iti Itaú e PagBank Encerram Contas e Demoram Para Liberar Dinheiro

Ponto Jurídico, Advogado
Notíciashá 6 meses

STF decide que imunidade tributária no processo de exportação depende de lei complementar

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)