Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Entenda a disputa em torno da reserva Raposa Serra do Sol

    Publicado por Estadão
    há 15 anos

    - O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira o julgamento de uma ação popular que questiona a legalidade da demarcação de uma área contínua de 1,7 milhão de hectares para a reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, na divisa com Venezuela e Guiana.

    O julgamento da questão havia sido suspenso em dezembro do ano passado, após o ministro Março Aurélio Mello ter apresentado um pedido de vista.

    Oito dos 11 ministros do STF já apresentaram votos favoráveis à demarcação contínua da reserva indígena, mas eles ainda podem mudar suas posições.

    Três ministros do STF ainda precisam apresentar seus votos, são eles o presidente do STF, Gilmar Mendes, Março Aurélio Mello e Celso de Mello.

    A reserva foi demarcada em 1998 e homologada em 2005, quando começou a retirada dos não-índios da região.

    Em 2008, porém, após mais de dois anos do processo de saída de pequenos produtores, a Polícia Federal foi chamada para ajudar na retirada de grandes produtores de arroz, que têm fazendas na parte sul de Raposa.

    Um grupo de fazendeiros e de índios que os apoiam resistiram e o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, recorreu ao STF pedindo a suspensão da operação federal.

    Em maio, o Supremo decidiu pela paralisação da operação até que fosse julgado o mérito das ações que contestam a legalidade da reserva.

    Confira a seguir algumas questões que explicam a polêmica.

    A discussão sobre a demarcação da área indígena Raposa Serra do Sol volta ao plenário do STF nesta quarta-feira, após ter sido suspensa em dezembro do ano passado.

    A ação começou a ser julgada em 27 de agosto de 2008, quando o relator, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela demarcação contínua da área. A discussão, no entanto, foi interrompida por um pedido de vista do ministro Carlos Alberto Menezes Direito, e retomada em dezembro.

    Em dezembro, mais sete ministro se colocaram a favor da demarcação contínua, entre eles Menezes Direito, que, no entanto, impôs 18 condições a serem observadas pela população indígena local.

    A sessão foi mais uma vez interro...

    Ver notícia na íntegra em Estadão

    • Publicações25625
    • Seguidores17
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações7
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/entenda-a-disputa-em-torno-da-reserva-raposa-serra-do-sol/949094

    Informações relacionadas

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 11 anos

    Ayres Britto foi relator de temas de grande repercussão social

    Notíciashá 16 anos

    STF inicia julgamento sobre a demarcação da Reserva Indígena Raposa Serra do Sol

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 16 anos

    Raposa Serra do Sol: entenda o caso

    Notíciashá 16 anos

    Entenda a disputa em torno da Raposa Serra do Sol

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)