Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Eros Grau apontou o direito à vida e à dignidade humana como determinantes no seu voto

    há 16 anos

    Eros Grau apontou o direito à vida e à dignidade humana como determinantes no seu voto

    Ao votar pela constitucionalidade do artigo da Lei de Biosseguranca (Lei 11.105 /05), na análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade 3510, o ministro Eros Grau afirmou que devem ser estabelecidos limites para que se impeça a manipulação genética. A primeira ressalva feita por Eros Grau foi que a pesquisa utilizando células-tronco embrionárias deve ser realizada somente se autorizadas por um comitê de ética e pesquisa do Ministério da Saúde.

    O ministro ressaltou que a fertilização in vitro referida no caput do artigo 5º correspondente à terapia da infertilidade humana seja adotada exclusivamente para fim de reprodução humana, admitindo-se a fertilização de um número máximo de quatro óvulos por ciclo e a transferência, para o útero, de um número máximo de quatro óvulos fecundados por ciclo.

    Eros Grau afirmou que as células-tronco devem ser obtidas a partir de óvulos fecundados ou embriões humanos viáveis produzidos por fertilização in vitro, sendo admitida somente quando dela não decorrer a sua destruição, a não ser que se trate de óvulos fecundados inviáveis, assim considerados exclusivamente aqueles cujo desenvolvimento tenha cessado por ausência não induzida de divisão após período superior a vinte e quatro horas. Nessa hipótese, segundo ele, poderá ser praticado qualquer método de extração das células-tronco.

    Em seus argumentos, o ministro Eros Grau ressaltou que o embrião faz parte do gênero humano, sendo assim ele tem a proteção da sua dignidade garantida pela Constituição , que lhe assegura ainda o direito à vida. LD /LF

    • Publicações30562
    • Seguidores629076
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações441
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eros-grau-apontou-o-direito-a-vida-e-a-dignidade-humana-como-determinantes-no-seu-voto/16651

    Informações relacionadas

    Notíciashá 16 anos

    Ministro Marco Aurélio vota a favor das pesquisas com células-tronco embrionárias

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 16 anos

    Gilmar Mendes vota favoravelmente às pesquisas com células-tronco embrionárias

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 16 anos

    Celso de Mello vota a favor das pesquisas com células-tronco embrionárias

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 16 anos

    Íntegra do voto do ministro Ricardo Lewandowski na ADI sobre Biossegurança

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 16 anos

    Íntegra do voto do ministro Eros Grau sobre pesquisa com células-tronco embrionárias

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)