Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Estagiário chamado de “burro” será indenizado por assédio moral

    Um estagiário de banco conseguiu indenização por danos morais após ter sido chamado de “burro” e “ignorante” pela chefia. A decisão é da juíza Cristina Adelaide Custódio, titular da 8ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, e foi confirmada pelo TRT de Minas.

    Na decisão, a magistrada explicou que, para caracterizar o assédio moral, é necessário verificar se houve, ou não, conduta ativa ou omissiva do empregador no sentido de humilhar, perseguir, ironizar, desmoralizar ou ofender a integridade física e/ou mental do trabalhador, de forma continuada e sob ameaça de perder o emprego ou mesmo provocando a desestabilização do ambiente de trabalho.

    No caso, uma testemunha afirmou que os chefes eram pessoas difíceis de lidar e que presenciou agressões verbais ao estagiário por parte deles. Explicitou que uma das chefes chamou o colega de “burro” e “ignorante”. Para a magistrada, ficou provado o ato ilícito praticado pelo empregador, a ponto de causar dano aos direitos de personalidade do trabalhador. A decisão considerou que a chefe abusava do seu poder empregatício ao lidar com os subalternos.

    “Induvidoso que a atitude da reclamada, no sentido de tratar o reclamante de forma desrespeitosa, chamando-o de 'burro' e 'ignorante', causou dano ao obreiro, já que este foi verbalmente agredido pela superiora, devendo responder a ofensora nos termos dos arts. 186 e 927 do CC”, destacou. A indenização foi fixada em R$1 mil, valor considerado razoável pela julgadora, conforme critérios explicitados na sentença. A condenação foi confirmada pelo TRT mineiro.





    Fonte: Tribunal Regional do Trabalho - 3ª Região

    Data da noticia: 10/09/2018

    • Publicações30288
    • Seguidores632636
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estagiario-chamado-de-burro-sera-indenizado-por-assedio-moral/623237086

    Informações relacionadas

    Danilo Espínola, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Assédio moral contra o estágiário: entre a sujeição e o aprendizado

    Cabral e Silva Advogados , Advogado
    Artigoshá 7 meses

    Assédio Moral e Sexual no Ambiente do Trabalho: O que muda para as empresas após a Lei 14.457/22

    BLOG Anna Cavalcante, Advogado
    Notíciashá 11 meses

    Novidades na OAB: Estatuto é atualizado para combater Assédio Moral, Assédio Sexual e Discriminação

    Juliano Vieira da Costa, Advogado
    Artigoshá 6 meses

    Assédio Moral na advocacia: Uma infração ético-disciplinar pouco conhecida.

    Suzane Raquel Lopes, Advogado
    Artigoshá 8 meses

    o Assédio Moral no ambiente de trabalho e sua real definição.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)