Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Estelionatários estão utilizando nome de advogados para aplicar golpes

    Tentativas de estelionato estão mais frequentes em época de crise

    há 4 anos

    A advocacia é um ofício que carrega prestígio histórico. Poder se socorrer de um profissional com conhecimento aprofundado nas ciências jurídicas e com domínio na arte da defesa de interesses confere uma sensação de maior confiança em momentos de necessidade. Por tal razão, os advogados são comumente utilizados como meio de aumentar a credibilidade de determinada proposta.

    Cientes disso, não é incomum que estelionatários utilizem indevidamente do nome desses profissionais em suas práticas fraudulentas; agora, com a crise socioeconômica causada pelo coronavírus e a consequente necessidade de suspensão das atividades comerciais, essas atividades ilegais estão mais frequentes do que nunca, vislumbrando oportunidade de atuação em vista do desespero da população.

    Se você foi contatado por um suposto representante de uma instituição de crédito que lhe ofereceu um aumento no seu “score” e, desse modo, nas chances de conseguir um empréstimo, muito provavelmente ele tentou passar credibilidade em tal oferta mencionando que um advogado ou servidor público poderia usar de sua influência para tal finalidade, mediante pagamento de propina. Diante dessa situação, você deve tomar alguns cuidados para evitar ser vítima de um golpe e, ainda, para ter a chance de avisar um profissional honesto de que seu nome está sendo utilizado em um esquema ilícito.

    Primeiramente, sempre desconfie desse tipo de proposta. Ainda que a oferta possa ser tentadora, você deve ter certeza de que o influente profissional realmente poderá lhe auxiliar. Se tratando de advogado, consulte o nome ou o número da OAB no Cadastro Nacional dos Advogados, disponível no site https://cna.oab.org.br/. Ali você possivelmente encontrará informações de contato do advogado; se não encontrar, faça uma breve pesquisa em um mecanismo de busca como o Google, pois possivelmente encontrará outros meios, seja através de um formulário em uma página de um escritório ou mesmo por um endereço de e-mail profissional. Entre em contato com o advogado para narrar a proposta que recebeu e perguntar acerca de sua veracidade. Em se tratando de servidor público, recorra à pesquisa de seu nome em mecanismos de busca, pois possivelmente você encontrará em qual órgão público ele se encontra lotado, bem como informações de contato institucional.

    Caso você seja o advogado ou servidor público em questão, registre as informações que receber: se receber mensagens escritas, guarde-as como prova documental; se foi contatado por telefone, peça para que a vítima continue a conversa em aplicativo de troca de mensagens e proceda da mesma forma, pois isso servirá para lhe resguardar de qualquer tipo de responsabilidade, especialmente em face de negativa de registro em Boletim de Ocorrência pela autoridade policial. Na hipótese de conseguir juntar dados suficientes dos infratores, utilize os mecanismos judiciais cabíveis. Por fim, não se esqueça de divulgar a clientes, conhecidos e amigos que qualquer atividade ilegal que te mencione é uma tentativa de golpe e que seu nome foi utilizado sem consentimento.

    É sempre importante lembrar que este tipo de oferta por parte dos estelionatários caracteriza tráfico de influência, nos termos do art. 332 do Código Penal, e que, ainda que enfrentemos um momento de crise intensa, tais atitudes não devem ser estimuladas.

    Dúvidas? Entre em contato conosco: mmslaw.adv@gmail.com

    Jusbrasil: http://mmslaw.jusbrasil.com.br

    Instagram: @mms.law

    • Sobre o autorConsultoria e contencioso jurídico
    • Publicações11
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/estelionatarios-estao-utilizando-nome-de-advogados-para-aplicar-golpes/836331930

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)