Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024

Esterilização voluntária

Você sabe quando ela é permitida?

Publicado por Ronaldo Fagundes
há 2 anos

A esterilização voluntária somente é permitida:

I) Em homens e mulheres com capacidade civil plena e maiores de vinte e cinco anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos, desde que observado o prazo mínimo de sessenta dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico, período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar, visando desencorajar a esterilização precoce.;

II) Quando houver risco à vida ou à saúde da mulher ou do futuro concepto, testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.

Também é necessário para realizar o procedimento, a expressa manifestação de vontade em documento escrito e firmado, após a informação sobre os diversos riscos da cirurgia e dificuldades de reversão, bem como a apresentação de outros métodos reversíveis existentes.

Outro ponto que merece destaque é a proibição de esterilização cirúrgica em mulher durante os períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade, por cesarianas sucessivas anteriores.

Da mesma forma, é proibido realizar o procedimento como método contraceptivo através da histerectomia e ooforectomia, sendo permitido realizar somente por meio de laqueadura tubária, vasectomia ou de outro método cientificamente aceito. Ainda, a esterilização cirúrgica, em pessoas absolutamente incapazes, somente poderá ser efetivada, mediante autorização judicial, regulamentada na forma da lei.

Vale ressaltar que, até o momento, em se tratando de paciente casado (a), a esterilização depende do consentimento expresso do cônjuge.

Vale frisar que a realização de procedimento cirúrgico em desacordo com as regras supracitadas (e demais constantes na Lei 9.263/96) pode resultar em pena de reclusão por dois a oito anos, caso não resulte em crime mais grave, além de caracterizar transgressão ao Código de Ética Médica.

Ronaldo Fagundes - Advocacia Médica e da Saúde

  • Sobre o autorAdvocacia especializada na defesa de médicos
  • Publicações16
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/esterilizacao-voluntaria/1553195612

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)