Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

EUA dá passo para remover gorduras trans em alimentos

Produtos transgênicos

Publicado por Leonardo Paludeto
há 9 anos

Com base em uma revisão completa da evidência científica, a Administração de Remédios e Alimentos (FDA, na sigla em inglês) do país determinou dia 16 que o uso da gordura trans para utilização na alimentação humana não é seguro. Os fabricantes de alimentos têm três anos para remover produtos de óleos parcialmente hidrogenados."A ação da FDA sobre esta importante fonte de gorduras trans artificiais demonstra o compromisso da agência sobre a saúde do coração de todos os americanos", disse o representante da FDA, Dr. Stephen Ostroff. "Esta ação é esperada para reduzir as doenças cardíacas e prevenir milhares de ataques cardíacos fatais a cada ano."

A medida vai reduzir significativamente o uso de óleos parcialmente hidrogenados, a principal fonte de gorduras trans artificiais no fornecimento de alimentos. Desde 2006, o DFA tem exigido que fabricantes incluam informações sobre o conteúdo de gordura trans no rótulo nutricional dos alimentos. Entre 2003 e 2012, a FDA estima que o consumo de gorduras trans diminuiu entre os consumidores em cerca de 78 por cento e que o padrão de rotulagem de alimentos e reformulação da indústria foram fatores-chave de informação para ajudar os consumidores a fazer escolhas mais saudáveis e reduzir as gorduras trans nos alimentos.

"Estudos mostram que a dieta e a nutrição desempenham um papel fundamental na prevenção de problemas de saúde crônicos, tais como doenças cardiovasculares e ação de hoje caminha lado a lado com outras iniciativas adotadas pela FDA para melhorar a saúde dos americanos, incluindo a atualização da rotulagem nutricional", disse Susan Mayne, diretora do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada da FDA. "Essa determinação se baseia em uma extensa pesquisa sobre os efeitos de óleos parcialmente hidrogenados."

A FDA que o período de três anos permitirá que as empresas reformulem seus produtos ou façam uma petição à FDA para permitir o uso específico de óleos parcialmente hidrogenados. Após o período de cumprimento, o componente não poderá ser adicionadas aos alimentos para seres humanos, a menos que aprovado de outra forma pela FDA.

Muitas empresas já estão trabalhando para remover a gordura trans em alimentos processados e, segundo a FDA, que muitos vão removê-la antes da data de cumprimento de três anos.

A gordura trans é usada pela indústria alimentícia para aumentar o sabor e o tempo de conservação dos produtos. Ela é prejudicial à saúde por elevar os níveis de colesterol ruim, a Lipoproteína de Baixa Densidade (em inglês LDL), e diminuir o colesterol bom, a Lipoproteína de Alta Densidade (em inglês HDL). Essas alterações nas taxas aumentam o risco de doenças como infarto e acidente vascular cerebral.

Fonte: FDA

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações11
  • Seguidores10
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações60
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/eua-da-passo-para-remover-gorduras-trans-em-alimentos/202399781

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)