Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2024

Exclusão do certame por investigação de vida pregressa e possibilidade de ampla defesa e contraditório

há 16 anos

Brasília, 26 a 30 de maio de 2008 - Nº 508.

Este Informativo, elaborado a partir de notas tomadas nas sessões de julgamento das Turmas e do Plenário, contém resumos não-oficiais de decisões proferidas pelo Tribunal. A fidelidade de tais resumos ao conteúdo efetivo das decisões, embora seja uma das metas perseguidas neste trabalho, somente poderá ser aferida após a sua publicação no Diário da Justiça. PRIMEIRA TURMA

CONCURSO PÚBLICO: INVESTIGAÇÃO SOBRE A VIDA PREGRESSA E CONTRADITÓRIO

Aplicando o precedente firmado no julgamento do RE 156400/SP (DJU de 15.9.95) no sentido de que o levantamento ético-social dispensa o contraditório, não se podendo cogitar quer da existência de litígio, quer de acusação que vise a determinada sanção, a Turma deu provimento a recurso extraordinário interposto pelo Estado do Ceará contra acórdão do Tribunal de Justiça local. A Corte de origem concedera a segurança em favor do ora recorrido que, após haver concluído, com aproveitamento, todo o curso de formação de soldado da polícia militar daquela unidade federativa, fora excluído do certame ao fundamento de não preencher o requisito da honorabilidade, apurado com base em investigação sumária sobre vida pregressa. Afastou-se a aplicação do art. , LV , da CF . Reiterou-se o entendimento sobre a impropriedade de invocar-se o aludido preceito constitucional para, diante do indeferimento de inscrição em face do que investigado sobre a vida pregressa do candidato, chegar-se à conclusão sobre o desrespeito à mencionada garantia constitucional. RE 233303/CE , rel. Min. Menezes Direito, 27.5.2008. (RE- 233303)

NOTAS DA REDAÇÃO

Importante decisão prolatada pelo STJ em relação a concursos públicos. Como visto, o cerne da questão está no fato de o autor ter sido excluído do certame por não preencher o requisito da honorabilidade quando da investigação de sua vida pregressa. Com isso, pugnou pela possibilidade de ampla defesa e de contraditório quanto ao fato.

Ao realizar pesquisa para elaboração desta nota, esta redação não encontrou o inteiro teor desta decisão, assim, para fundamentação deste texto, nos ateremos ao precedente citado pelo STF: o RE 156400/SP , cuja relatoria foi do Ministro Março Aurélio.

Assim, cumpre informar quea ampla defesa e o contraditório estão dispostos no inciso LV do artigo da CR/88 . Segue a redação:

LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

São garantias constitucionalmente asseguradas, é fato. Contudo, consoante ao voto do Ministro Março Aurélio, relacionam-se com os litigantes, que estejam envolvidos em processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral . Isso quer dizer que ambos são referentes à existência de litígios ou de acusados sujeitos a aplicação de uma sanção, e isso se extrai da própria redação da norma, a qual se refere: aos litigantes (...) e aos acusados em geral .

Isto posto, impende observar que a participação em concurso e a avaliação dos requisitos em questão não importam em nenhuma das possibilidades acima relatadas. Assim, segundo o Março Aurélio, há uma impropriedade de evocar-se o preceito para, diante o indeferimento de inscrição em face do que investigado sobre a vida pregressa do candidato, chegar-se à conclusão sobre o desrespeito à citada garantia . Não há litígio ou acusado passível de sanção na hipótese de indeferimento de inscrição.

Evidentemente, na decisão do precedente citado, o Ministro frisou que, ao candidato, ficou assegurada a via ordinária, na qual, com o devido estabelecimento do litígio, terá os meios indispensáveis à prova de improcedência dos fatos ensejadores do indeferimento da inscrição .

  • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
  • Publicações15364
  • Seguidores876115
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações746
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exclusao-do-certame-por-investigacao-de-vida-pregressa-e-possibilidade-de-ampla-defesa-e-contraditorio/19778

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Jurisprudênciahá 5 anos

Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - "Recurso Extraordinário": RE XXXXX RS

Leonardo Hubinger, Advogado
Artigoshá 5 anos

Investigação Social/Sindicância de Vida Pregressa: saiba o que NÃO pode reprovar você

Romario Almeida, Advogado
Artigoshá 7 anos

Hipóteses específicas de aplicação da justa causa (art. 482 CLT)

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)