Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Exclusão do PIS e da Cofins das suas próprias bases de cálculo transita em julgado.

    Publicado por Fischborn Advocacia
    há 3 anos

    A decisão do Supremo Tribunal Federal ao assentar a tese da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS, no Recurso Extraordinário 574.706/PR, abriu oportunidade para novas teses relacionadas, especialmente no que tange a exclusão do PIS e da COFINS das suas próprias bases de cálculo (Tema STF de repercussão geral nº 1067).

    Destaca-se que o Tribunal Regional Federal da Terceira Região já vinha adotando o entendimento favorável ao contribuinte, aplicando analogicamente a decisão do STF no RE 574.706 para o fim de excluir o PIS e a COFINS das suas próprias bases de cálculo.

    As discussões sobre essa tese filhote já possuem repercussão geral reconhecida pelo Supremo (Tema 1067 - RE 1.233.096), mas a espera por esse julgamento não vinha obstando conquista plena de sentenças pelos contribuintes do Judiciário Pátrio, a exemplo disso, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o qual vem proferindo decisões negativas à tese.

    O fato é, que em uma recente e importante reviravolta jurisprudencial, cuja decisão proferida em 03/06/2021, constatou-se o primeiro precedente de que se tem notícias, de trânsito em julgado de matéria relativa a exclusão do PIS e da COFINS das suas próprias bases de cálculo – Autos nº 5022842-67.2018.4.03.6100, em trâmite na 6ª Vara Federal de São Paulo – São Paulo, cuja certidão de trânsito em julgado fora disponibilizada via sistema, no dia 06/08/2021.

    O feito, foi conquistado pelo escritório Fischborn Sociedade Individual de Advocacia.

    Na ocasião, a União obtendo a decisão de inadmissibilidade dos seus recursos Especial e Extraordinário, acabou por simplesmente, reconhecer o pedido e informar a sua negativa no que tange a interposição de recurso.

    • Sobre o autorSeu especialista tributário com abrangência nacional.
    • Publicações1
    • Seguidores3
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações211
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exclusao-do-pis-e-da-cofins-das-suas-proprias-bases-de-calculo-transita-em-julgado/1270687209

    Informações relacionadas

    Laís Brandão, Estudante de Direito
    Artigoshá 2 anos

    Princípio da capacidade contributiva

    Allan Munhoz Gomes, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Princípio da Capacidade Contributiva

    Juri Descomplica, Bacharel em Direito
    Artigoshá 3 anos

    PIS e Cofins devem ser excluídos da sua própria base de cálculo

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Adilson Marques
    2 anos atrás

    Grande vitória dos contribuintes!! continuar lendo