Facebook entra para o rol de empresas que protegem sua privacidade
Vale a pena dar uma olhada na edição 2014 do rol de defensores da privacidade da Electronic Frontier Foundation.
Quase um ano depois de Edward Snowden acusar as empresas de tecnologia de colaborarem com o programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança americana (a NSA), o estudo “Who has your back” (“Quem protege a sua retaguarda?”), que examina as políticas publicamente disponíveis de grandes empresas de internet, incluindo provedores de serviços e empresas de telecomunicações, para avaliar se elas se comprometem publicamente com os usuários a não dar acesso ao governo a dados dos usuários, revela melhorias significativas.
Pela primeira vez nos quatro anos que a pesquisa é realizada, todas as empresas que analisadas ganharam crédito em pelo menos uma categoria.
E 9 empresas receberam seis estrelas. Apple, Yahoo e Facebook entre elas. Significa que elas exigem mandado judicial para abertura de dados; informam aos usuários sobre as solicitações do governo; publicam e divulgam relatórios de transparência; são claras com relação à política e diretrizes adotadas com relação às demandas governamentais; lutam pelo direito de privacidade dos usuários; e se opõe, publicamente, à vigilância em massa.
Seis empresas pontuaram em cinco categorias: LinkedIn, Pinterest, SpiderOak, Tumblr, Wickr e WordPress.
Na opinião da EFF, o resultado é mais um dos legados positivos das divulgações de Snowden: a nova transparência em torno de vigilância em massa fez com que as empresas de internet promovessem reformas significativas nas suas políticas de acesso.
As que mais evoluíram em relação às edições anteriores foram a Apple e o Yahoo. Em 2013, a Apple havia ganhou apenas uma estrela.
O Facebook também fez melhorias notáveis ao longo dos anos, passando de uma estrela em 2011, para 1,5 estrelas em 2012, 3 estrelas em 2013 e, finalmente, 6 estrelas no relatório deste ano.
O Snapchat também merece destaque no relatório, negativo: adicionado pela primeira vez este ano, só pontua em uma categoria.
Mais empresas se comprometeram publicamente com a necessidade de mandados legais para o fornecimento de dados do usuários, incluindo, pela primeira vez, Amazon, Apple, Verizon e Yahoo.
Os relatórios anuais de transparência também estão se tornando uma prática padrão para as grandes empresas de comunicação, segundo a EFF. Na verdade, quase todas as empresas examinadas já publicaram relatórios de transparência, incluindo a AT&T, Comcast, CREDO Mobile e Verizon.
Por tudo isso, a EFF considera o estudo de 2014 um divisor de águas para as empresas, em prol da privacidade do usuário e da oposição à vigilância em massa.
Mas a própria EFF reconhece que ainda há espaço para melhorar!
Publicado por - IDGNOW
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