Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Falha em vigilância a custodiado gera indenização

    Publicado por Paulo Antonio Papini
    há 3 anos

    Os desembargadores da 2ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, em recurso de apelação, reformaram a sentença de 1º grau e condenaram o Estado de Rondônia a indenizar cinco filhos de um custodiado que foi por morto, por asfixia, dentro de uma cela do presídio Urso Panda, em Porto Velho-RO. O pai dos requerentes da indenização dividia a cela com mais três apenados, os quais são suspeitos. O valor da indenização, por dano moral, é de 20 mil reais para cada filho. O fato aconteceu no dia 27 de setembro de 2021.

    Embora a defesa do Estado sustente que não exista nexo causal e a morte tenha sido por circunstâncias naturais, para o relator, desembargador Hiram Marques, as provas periciais apontam que a causa morte foi por “asfixia mecânica por sufocação direta”, ao contrário do que sustenta a defesa. Além disso, o voto narra que o perito, no laudo, fez a ressalva de que há possibilidade de sufocamento sem que sejam deixados vestígios. Ademais, “laudo de exames de alcoolemia e toxicológico (cocaína e maconha) também atestaram negativo para tais substâncias”.

    Sobre a responsabilização do ente público, o voto narra que houve falha no dever de vigilância do Estado, pois “incumbe ao Estado garantir aos presos o respeito à integridade física e moral, de modo que ocorrido o falecimento dentro de cadeia pública em decorrência de negligência do ente público, deve o ente político responder pelos danos causados por sua própria incúria (negligência)”, como no caso. Já a verba indenizatória é decorrente do dano moral e “tem como objetivo minimizar a dor e a aflição suportada em decorrência da morte da vítima”.

    Os desembargadores Miguel Monico e Roosevelt Queiroz acompanharam o voto do relator durante o julgamento realizado no dia 23 de novembro de 2021.

    Apelação Cível n. 7008823-51.2020.8.22.0001.

    Fonte - Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia - https://tjro.jus.br/noticias/item/15630-falha-em-vigilanciaacustodiado-gera-indenizacao

    • Sobre o autorAdvogado e Professor. Mestre em Processo Civil
    • Publicações1742
    • Seguidores579
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações82
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falha-em-vigilancia-a-custodiado-gera-indenizacao/1326538911

    Informações relacionadas

    Culpa concorrente

    Artigoshá 4 anos

    Indenização por Chance Perdida

    Leonardo Leonel Rodrigues, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Juros e correção monetária sobre dano moral e material

    Allan Fernandes Costa, Advogado
    Notíciashá 11 meses

    Empresa de monitoramento de alarmes considerada responsável por prejuízo em estabelecimento comercial.

    Jornada Trabalhista e Previdenciária, Administrador
    Notíciashá 11 meses

    Empresa de monitoramento deve ressarcir prejuízos por furto em loja, decide TJSP

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)