Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024

Falsificação de atestado médico pode resultar em demissão por justa causa e ação criminal

Publicado por Luciane Anhao
há 2 anos

Foi notícia, nesta semana, um boletim de ocorrência feito por um gerente na cidade de Piracicaba/SP que registrou a falsificação de atestados médicos por parte de uma empregada. Sobre a situação, os sócios do escritório SAZ Advogados, Fabiana Zani e Rodrigo Salerno, explicam que esse tipo de atitude é grave, podendo gerar demissão por justa causa e ação criminal.

No caso noticiado, o gerente estranhou a veracidade do documento, que parecia uma cópia escondendo a data original. O administrador levou o papel para o seu setor jurídico, que verificou esse e outros atestados médicos fornecidos pela empregada gestante. Em contato com o hospital, “fornecedor” das declarações, foi descoberta a falsidade de quatro atestados médicos.

“Esse tipo de situação é muito séria. Alterar uma informação de um atestado médico é considerado um crime de falsificação de documento e pode ocasionar pena de reclusão, multa e honorários relativos ao processo. Para o empregador, o cenário é passível tanto de uma advertência, quanto de demissão por justa causa e até mesmo ação criminal”, relata Fabiana Zani. Sobre o fato da empregada ser gestante, a advogada destaca que “a condição não é impeditiva de justa causa”.

Rodrigo Salerno, explica que antes do empregador tomar qualquer atitude, quando há suspeita de falsificação de documentos, é importante fazer a verificação. “No caso que se tornou público, o gerente pediu ao setor jurídico para avaliar a veracidade daquela declaração. É isso mesmo o que é necessário fazer. Ou seja, certificar-se da idoneidade do material entregue. Também é fundamental fazer tudo de maneira responsável, com o mínimo de exposição do empregado”. Se for descoberta a fraude, o empregador poderá escolher entre tomar medidas mais ou menos brandas, explicam os advogados.

SERVIÇO:

SAZ ADVOGADOS

www.saz.adv.br


  • Publicações7
  • Seguidores1
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações65
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/falsificacao-de-atestado-medico-pode-resultar-em-demissao-por-justa-causa-e-acao-criminal/1561676613

Informações relacionadas

Pensador Jurídico, Advogado
Modeloshá 5 anos

[Modelo] Carta de demissão por justa causa

Recurso - TJDF - Ação Falsificação de Documento Público - Apelação Criminal - contra Ministerio Publico do Distrito Federal e dos Territorios

Wagner Brasil, Advogado
Notíciashá 3 anos

Sargento que falsificava receitas médicas é condenada a dois anos de reclusão

ContratoRecurso Blog, Advogado
Modeloshá 5 anos

Modelo de Desconfiguração de justa-causa - estabilidade de gestante

Edgar Yuji Ieiri, Advogado
Artigoshá 7 anos

Quando a empresa tem a obrigação de aceitar o atestado médico do empregado ? Atestado de médico particular (convênio) deve ser aceito pela empresa ?

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)