Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Filósofo fala sobre veganismo e ética pelo direito animal

    A questão que permeia o modo de vida dos veganos não é somente o consumo alimentar. Para as pessoas que se declaram veganas, há uma problemática ética no consumo de todos os produtos que envolvem o abate, a tortura e os maus-tratos aos animais. Por isso, os veganos estão atentos à maneira de fabricação de cada item de seus consumos diários: desde cosméticos, objetos, alimentos e roupas. Eles evitam marcas que usam animais para testes ou empresas que praticam maus-tratos às espécies animais.

    Segundo o professor de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ricardo Bins Di Napoli, pós-doutor em Ética pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, a ideia de ser imoral se alimentar de carnes de animais vem do fato de que o assassinato desses animais produz sofrimento a eles.

    Ele explica que todo o tipo de manipulação, confinamento e sofrimento causado pelos sistemas de dieta, como por exemplo os que as galinhas são submetidas (sistema intenso de alimentação, exposição à luz e sem repouso), produzem estress nos animais. Para que as vacas sempre produzam leite, por exemplo, é preciso mantê-las sempre em gestação, o que acaba causando a diminuição da vida útil do animal, além de gerar estresse ao animal. O mesmo acontece com as incertezas quanto ao assassinato de bovinos.

    "Supõe-se que todos os seres vivos que têm o sistema nervoso central são capazes de sentir dor, assim como o ser humano. Diz-se que há um problema ético no consumo de carne justamente porque o consumidor não vê como os animais estão sendo tratados, mas, por consumir, sem consciência disso, está, de certa forma, fomentando e preservando este tipo de comportamento", diz.

    Di Napoli explica que, em um grau comparativo, respeitando as proporções, pode-se trazer o exemplo de empresas que produzem um sistema de exporação de mão de obra, pagando um valor muito baixo a seus empregados.

    "Já que o processo de produção de alimentos que envolve esses animais causa sofrimento, é eticamente censurado consumirmos. Assim como seria eticamente censurável consumirmos produtos de fazendas que escravizam empregados. É isso que motiva os veganos a evitar o consumo de produtos de origem animal", comenta.

    • Sobre o autorO Maior Portal de Notícias sobre Animais do Mundo
    • Publicações34133
    • Seguidores576
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações973
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/filosofo-fala-sobre-veganismo-e-etica-pelo-direito-animal/113698973

    Informações relacionadas

    Daniela Hermenegildo, Bacharel em Direito
    Artigoshá 8 anos

    Direito à Alimentação

    Ricardo Martins, Advogado
    Artigosano passado

    A alimentação adequada como um direito social fundamental

    Ozael Siqueira, Estudante de Direito
    Artigoshá 7 anos

    Fome "Princípio da Dignidade da Pessoa Humana não efetivado"

    Diego Pereira Machado, Tabelião de Notas
    Notíciashá 3 anos

    A confusão do veganismo

    Conheça mitos internos sobre veganismo e direitos animais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)