Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024

Fim da tração animal em Paquetá

há 8 anos

Vários membros da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB do RJ e diversos ativistas, acompanharam hoje (18), a retirada dos 31 cavalos da Ilha de Paquetá.

Na semana passada a OAB soltou uma nota comunicando o fim da tração animal na Ilha de Paquetá e a remoção dos cavalos.

A decisão foi tomada depois de intensa negociação que resultou num termo de ajustamento (TAC), assinado entre a Ordem dos Advogados do Brasil seção Rio (OAB/RJ) e a Associação dos Charreteiros da Ilha de Paquetá. A cocheira onde ficam os cavalos, construída pela própria Secretaria municipal de Meio Ambiente, em 2003, na beira da Praia dos Frades, está em estado precário. O esgoto, com urina dos cavalos e fezes, que deveria estar ligado à rede sanitária, corre por uma canaleta aberta no meio do piso e vai direto para o mar.

Os cavalos dormiam no chão duro de concreto, dentro de baias com cerca de dois metros quadrados, visivelmente inadequadas. Faltam telhas no local, que parece um depósito de peças velhas e entulho. Apesar de a área estar interditada pela Defesa Civil desde 2010 - quando um temporal fez deslizar a encosta do morro junto ao muro lateral, derrubando uma parede e soterrando um animal -, os charreteiros continuavam usando o lugar.

O Laudo técnico, emitido este mês por perito veterinário, aponta que os animais possuem condições corporais inadequadas, resultado de alimentação incorreta, cicatrizes, feridas, e lesões crônicas, cascos em péssimas condições, devido ao confinamento em piso duro, com umidade e fezes, bridões apertados e enferrujados machucando a boca, baias insalubres, sem esgoto sanitário e potencial risco de contaminação ambiental e transmissão de doenças.

Segundo informações da prefeitura, os animais serão encaminhados para a fazenda-modelo municipal, que fica em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio, onde há o Centro de Proteção Animal (CPA) e posteriormente serão encaminhados para sítios particulares e santuários.

Para Reynaldo Velloso, presidente da Comissão da OAB, “ foi a realização de um sonho e o fim da escravidão na Ilha. Acabou-se a herança do chicote. Já no próximo mês iremos abrir negociações com a prefeitura de Petrópolis, nosso próximo passo”.

Fim da trao animal em Paquet

Fim da trao animal em Paquet

  • Publicações163
  • Seguidores28
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações497
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fim-da-tracao-animal-em-paqueta/339700822

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Ainda bem que acabou esse festival de maus tratos!!! Parabens OAB continuar lendo

Mas espera um pouco... A ilha já não é tão frequentada assim, o comércio já não deve estar tão próspero assim e ainda me vem um monte de gente para criticar o trabalho do pessoal da charrete? Onde estavam as pessoas que são pagas para realizar o serviço de fiscalização da Secretaria Municipal do Ambiente? O problema é justamente este! A OAB simplesmente acabou de enterrar o que faltava a pá de cal.

Paquetá vai virar um bairro já com bastante chance de favelização e o pior, sem nenhum atrativo turístico, graças ao espetáculo que eles fizeram... aplausos!

Tento entender porque a Vigilância Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e até mesmo a Secretaria de Turismo do município do Rio de Janeiro não fizeram antes... assim evitava esta palhaçada e continuaria a manter o emprego de poucos e dar condições dignas de vivência para os animais que de lá foram recolhidos. continuar lendo

Excelente iniciativa da OAB/RJ . Que sirva de exemplo para a bela cidade de Poços de Caldas, que infelizmente ainda mantém as charretes circulando e consequentemente se torna conivente com os maus tratos dispensado aos animais. continuar lendo

parabéns, temos que dar um fim dessa exploração dos animais no Brasil. continuar lendo