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8 de Maio de 2024

Garanta a segurança da sua compra imobiliária solicitando a matrícula do imóvel antes de negociar

Publicado por Jair Rabelo
ano passado

É possível que uma pessoa mal-intencionada se apresente como proprietária de um imóvel que não é seu e engane um comprador desavisado.

Embora o vendedor estelionatário possa ser condenado e preso após o desenrolar de um processo criminal, o comprador enganado não tem garantia de ser ressarcido.

Muitas vezes, o valor desembolsado pelo comprador no pagamento do sinal do negócio não permanece nas mãos do criminoso por muito tempo, pois ele esvazia suas contas bancárias e transfere seus ativos para terceiros usando táticas enganosas para esconder seu verdadeiro patrimônio.

Isso levanta questões importantes sobre como e quando o comprador poderá recuperar seu dinheiro. Infelizmente, a resposta para essas duas questões, na maioria dos casos, é “não há mais como” e “nunca”. Portanto, é essencial estar atento a possíveis fraudes na venda de imóveis, especialmente quando anúncios na internet oferecem propriedades em áreas afastadas. Os criminosos geralmente escolhem imóveis de veraneio que são pouco visitados pelos proprietários e se passam por eles para receber pagamentos indevidos dos compradores.

Para evitar cair em golpes imobiliários, é importante desconfiar de preços excessivamente abaixo do mercado e vendedores que aceitam qualquer forma de pagamento, como veículos de entrada e parcelamentos extensos com preços de aluguel.

Antes de iniciar as negociações, exija a matrícula do imóvel e os documentos do vendedor, e verifique a autenticidade da matrícula no Cartório de Registro de Imóveis, pois o documento pode ser falso.

A matrícula é um documento vital para quem está comprando um imóvel, pois contém todos os registros pelos quais o imóvel passou, incluindo os de titularidade e possíveis ônus e gravames. Por meio da matrícula, é possível saber o nome e a qualificação do real proprietário do imóvel. Portanto, é crucial que o comprador verifique se o nome do vendedor coincide com o que consta no documento antes de fechar qualquer negócio.

Para evitar possíveis fraudes, é recomendável fazer uma due diligence ou auditoria imobiliária antes de fechar o negócio. Contrate um advogado especialista em imóveis para identificar possíveis irregularidades na documentação e verificar a autenticidade dos documentos apresentados pelo vendedor.

Não arrisque perder todo o seu dinheiro em um negócio fraudulento. Invista na segurança da sua compra imobiliária e faça uma auditoria completa com um advogado de confiança. Lembre-se sempre de que a prevenção é a melhor opção.

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Ótimo artigo, doutor. Parabéns! continuar lendo