Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Garantido pagamento pelo estado do MS de perícias realizadas pelo INSS em ação sobre acidente de trabalho

    há 13 anos

    Data da publicação: 05/12/2011

    A Advocacia-Geral da União, por meio da Procuradoria Federal no Mato Grosso do Sul (PF/MS), demonstrou, na Justiça, a responsabilidade do estado pelas despesas com honorários periciais adiantadas pelo INSS em ação proposta na Justiça Estadual contra a autarquia.

    "Apenas para se ter uma ideia da relevância econômica, estima-se que somente na capital, Campo Grande, no ano de 2011, o INSS desembolsará R$ 600 mil, com o adiantamento dos honorários periciais. A Procuradoria Federal espera reaver pelo menos parte deste valor aos cofres do INSS", explicou o procurador chefe do Mato Grosso, Ricardo Santana.

    O INSS ganhou uma ação sobre acidente de trabalho proposta por beneficiário na Justiça Estadual. De acordo com a Constituição Federal esse tipo de ação deve correr na Justiça Estadual, ao contrário de todas as outras, que devem ser protocoladas na Justiça Federal.

    Conforme o artigo da Lei 8.620/93 a autarquia pode antecipar o pagamento da perícia, quando a parte autora é beneficiária da Justiça gratuita. Porém, isso não se confunde com o custeio das despesas quando a parte perder a ação.

    Os procuradores federais argumentaram que o dever de prestar a assistência judiciária gratuita é da entidade federativa, que mantém o serviço judiciário e não da parte que vence a ação, como no caso presente.

    "Assim, se o cidadão for pobre na forma da lei e demandar perante a Justiça Federal, quem arcará com as despesas respectivas será a União. Por igual razão, se a demanda for proposta perante a Justiça Estadual é o estado membro respectivo quem deve se responsabilizar pelo custeio da respectiva atividade jurisdicional", defenderam os procuradores.

    A 2ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do MS, por unanimidade, acolheu o recurso da AGU contra a decisão estadual que determinou o custeio das perícias pelo INSS. Determinou que o INSS fosse ressarcido em R$ 1 mil gastos neste processo.

    Ref.: Apelação Cível nº - TJ/MS

    Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/garantido-pagamento-pelo-estado-do-ms-de-pericias-realizadas-pelo-inss-em-acao-sobre-acidente-de-trabalho/2953497

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)