Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Gilmar revoga prisão preventiva de réu primário por ausência de fundamento

    Antecipação de Pena.

    Publicado por Jonathan Guariroba
    há 2 anos

    Por entender que as decisões que determinaram a prisão preventiva de um homem não apresentarem qualquer indicação de fundamentos concretos para sustentar o necessário periculum libertatis, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a soltura do acusado.

    Gilmar Mendes revogou prisão preventiva e impôs medidas cautelares de réu primário

    Divulgação/AASP

    No caso concreto, o homem foi detido por portar 144 comprimidos de ecstasy,136 porções de maconha, um torrão de maconha, um tijolo de maconha, uma porção de cocaína e uma porção de crack.

    Na decisão, o ministro apontou que o tribunal de origem se valeu, apenas, da quantidade da droga apreendida. "Há, em realidade, referência à manifestamente inconstitucional vedação à liberdade provisória prevista na Lei 8.038/90, assim há muito declarada por este Supremo Tribunal Federal", escreveu o ministro.

    Gilmar explica que o réu é primário, não possui nenhuma anotação criminal e supostamente praticou conduta sem qualquer violência, sendo a prisão preventiva mera antecipação da pena.

    Diante disso, o ministro revogou a prisão preventiva do acusado impondo medidas cautelares como o comparecimento periódico em juízo — no prazo e nas condições fixadas pelo juiz de origem —, recolhimento domiciliar noturno e proibição de se ausentar da cidade onde possui domicílio sem autorização do Juízo de primeiro grau. O acusado foi representado pelo advogado Jonathan Silva Guariroba.

    Clique aqui para ler a decisão HC 204.458


    • Publicações1
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gilmar-revoga-prisao-preventiva-de-reu-primario-por-ausencia-de-fundamento/1370525506

    Informações relacionadas

    Carlos Guilherme Pagiola , Advogado
    Notíciashá 9 meses

    STJ 2023 - Revogação de Prisão Preventiva em Estelionato

    Jeferson Freitas Luz, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Informativo n. 995 STF: Representação no crime de estelionato e revisão nonagesimal da prisão preventiva.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)