Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024

Goleiro Mão é chamado de "macaco" por uruguaio e lamenta: "Muito triste"

Jogador é ofendido em partida da seleção brasileira em torneio na Venezuela

Publicado por Fernanda Favorito
há 10 anos

Mo relata racismo Foto Reproduo Facebook

O racismo no futebol não está só nos gramados, mas na praia também. O goleiro Mão, da seleção brasileira de futebol de areia e do Corinthians, relatou ter sido chamado de “negrito” e “macaco” por um jogador do Uruguai, na noite desta quarta-feira, em partida válida pelos Jogos Sul-Americanos de Praia, em Vargas, na Venezuela. Mão descreveu o caso nas redes sociais. Ele contou que esta foi a primeira vez em 14 anos como profissional que ouviu ofensas racistas.

- Lamentável racismo no Beach Soccer. Estou muito triste com essa situação. Ser chamado de negrito e macaco por um uruguaio foi uma da minhas maiores tristezas dentro do esporte. Catorze anos como profissional e é a primeira vez que isso me acontece. Continuarei seguindo firme, lutando pelo meu país (BRASIL) e estado (ES) que tanto amo. Lutarei com todas as minhas forças contra essa atitude repugnante - escreveu o goleiro, que recebeu mensagens de apoio em sua página no Facebook.

Goleiro Mo Corinthians Futebol de Areia Foto Fabio Leme Com a camisa do Corinthians, goleiro mostra o tamanho de suas mãos (Foto: Fabio Leme)

Nos últimos meses, alguns casos de racismo voltaram a assombrar o futebol. O meia Tinga, do Cruzeiro, foi hostilizado por torcedores peruanos na Libertadores. Na Espanha, o lateral Daniel Alves, do Barcelona e da Seleção Brasileira, reagiu depois que um torcedor atirou uma banana no gramado. Ele a pegou e comeu antes de cobrar o escanteio. No treino da Itália, o atacante Balotelli foi mais uma vítima de preconceito racial.

Depois de golear o Peru por 11 a 1 na estreia da competição, o Brasil venceu o Uruguai por 9 a 3 na segunda rodada do Grupo B. Agora a seleção encara a Argentina.

FRAME Daniel Alves Barcelona banana racismo Foto Reproduo Daniel Alves come banana jogada por torcedor (Foto: Reprodução)

fluminense faixa apoio tinga racismo Foto Agncia Photocamera Fluminense entra em campo com faixa de apoio a Tinga (Foto: Agência Photocamera)

Fonte: http://globoesporte.globo.com/eventos/futebol-de-areia/noticia/2014/05/goleiro-maoechamado-de-maca...

  • Sobre o autorProfissional de Aviação Civil
  • Publicações537
  • Seguidores1259
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações392
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/goleiro-mao-e-chamado-de-macaco-por-uruguaio-e-lamenta-muito-triste/120003498

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Pouca vergonha! continuar lendo

Acho que ja passou da hora de dar enfase a esse tipo de manifestação.....quem sabe assim essas pessoas que fazem isso, não se colocam em seus devidos lugares e percebem que não estão mais chamando atenção e saem de fininho? continuar lendo

Ou a OAB faz alguma ação junto à justiça dos esportes para haver uma punição severa numa situação destas, esquiparando-a como uma jogada perigosa e contra o fair play que deve existir nos esportes, e aplicar cartão vermelho sumariamente, mais expulsão da partida e ainda suspensão do atleta racista de pelo menos um ano além de multa pesada (gostaram da pena?) Ou então os racistas de plantão poderão se surpreender quando, em troca da ofensa, receber um "sacode" bem no meio do "escutador de música" (para quem não sabe, bem no pé do ouvido). Tem moleque que só aprende apanhando. Não faço apologia à violência, mas, a tal "lei da palmada" não beneficia e nem alivia racista. continuar lendo

Especista! Macaco é a coisinha mais impressionante do mundo animal. E queiram ou nao, nem todo macaco é daquela cor que vocês pensam. continuar lendo